Topo

Fernando Guerreiro

Nadar ajuda a perder peso e aumenta o fôlego e o bem-estar

Fernando Guerreiro

13/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Na piscina, no rio ou nas ondas do mar, praticamente todas as pessoas já deram suas braçadas e desfrutaram da sensação de deslizar sobre a água.

Para crianças, a natação se trata de uma preocupação dos pais com a sobrevivência dos seus filhos em caso de algum acidente. Mas e para nós, adultos? Você conhece os benefícios desse esporte?

Por mais suave que sejam as braçadas, nadar é uma atividade física que queima muitas calorias, estimulando assim a perda de peso.

Nos treinos de natação o corpo não sofre tanto impacto. Logo, movimentos na água são excelentes para poupar as articulações sem deixar de fazer um bom trabalho aeróbico e usar todos os músculos do corpo. Para pessoas que não gostam ou não podem praticar esporte esportes de impacto como corrida, a natação é uma excelente opção.

Nadar ainda melhora a circulação sanguínea, já que por ser um esporte que mantém uma movimentação constante se encaixa como um treino aeróbico e de resistência. Isso significa que seu coração é estimulado a bombear mais sangue para todo o corpo, o que melhora a circulação sanguínea, mecanismo no qual é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todo o corpo.

Proporciona uma melhora no sistema respiratório. Enquanto você nada, os músculos do diafragma e intercostais (responsáveis pela entrada e saída de ar dos pulmões) são estimulados e fortalecidos. Inspirar uma porção maior de oxigênio em uma única respiração otimiza as funções pulmonares.

Cair na água também libera endorfina. Então, se você busca uma dose do hormônio do prazer, mexa-se. Basta alguns minutos de exercício e a endorfina fluirá pelo seu corpo, trazendo uma sensação de bem-estar  e prazer. Além do que nadar está associado à diversão, diminuindo o estresse.

E então, bora mergulhar de cabeça nesse movimento?

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.