Topo

Como se vestir para um casamento de dia: 8 passos para escolher o look

Como se vestir para casamentos de dia - Reprodução Instagram
Como se vestir para casamentos de dia Imagem: Reprodução Instagram

Thais Varela

Colaboração para Universa

22/04/2018 04h00

Casamentos de dia costumam gerar dúvidas do tipo: "Será que posso vestir meu longo preto?". A dica para essas ocasiões é: da praia ao campo, o planejamento do look deve girar em torno da leveza e do conforto.

Abaixo, listamos 8 passos para te ajudar a arrasar no look de uma festa diurna. Confira:

1- Planejando o visual

O primeiro estágio para montar o look é entender alguns detalhes da cerimônia. Será no campo ou na praia? Durante o dia ou no final da tarde? A celebração será pequena ou trata-se de uma grande festa? Essas questões vão influenciar nos tecidos, acessórios e em toda a produção.

Veja também

2- Elegendo a modelagem

Modelos leves e sem muito brilho são opções certeiras quando pensamos em festas durante o dia. "Uma modelagem coringa e que cai bem para vários tipos de corpo é o longo com o decote V na frente e nas costas, e com uma marcação logo abaixo do busto. O babado e as franjas também estão vindo forte há algumas temporadas na moda festa, mas um dos grandes destaques atualmente é o volume, que aparece em saias rodadas e bolsos", explica a estilista Elisa Lima.

Para o comprimento, o midi está ganhando cada vez mais força e aquela ideia de que apenas mulheres altas podem usá-lo está para lá de ultrapassada. Na hora de usá-lo, a dica para as baixinhas é investir em um sapato nude ou em um decote que mostre um pouco de pele. Isso alonga a silhueta.

A estilista Vanessa Abbud explica que os vestidos mais abertos caem bem durante o dia e é possível deixar um pouco mais de pele à mostra nesse tipo de festa: "Estou trabalhando bastante recortes, decotes mais profundos e tecidos de tela. Porém, o principal é sempre pensar a modelagem para que não fique uma peça vulgar ou a cliente, desconfortável".

3- Tecidos para a ocasião

Tecidos naturais e mais encorpados têm tudo a ver com casamentos durante o dia, afinal, não é porque a celebração será na praia ou no campo que o material do vestido precisa necessariamente ser fluido. Linho, algodão, renda guipir e seda são boas opções para criar peças com caimentos sofisticados.

"Acho bacana quando pensamos na transparência para o dia, mas não necessariamente fazer a peça sem forro. Gosto de criar uma transparência sutil, que a gente consegue obter com um tecidos leves, tipo musseline, gaza e organza, por exemplo", indica Elisa Lima.

4- Encontrando seu estilo

Encontrar uma roupa de festa de acordo com o seu estilo faz toda a diferença na hora de ficar confortável e se sentir bem. Algumas dicas podem facilitar essa escolha e o stylist Rapha Mendonça nos ajuda a entendê-las: "Para um visual romântico, os vestidos com tule e em tons claros são ideais. Já para o clássico, a cintura marcada, saia evasê e comprimento midi ou na altura do joelho é lindo. Porém, para um estilo mais relaxado, o visual bohemian, com modelos fluidos, fendas e leve transparência, é perfeito".

5- Colorindo

Os tons pastéis estão em alta, e o lavanda é uma das cores mais populares atualmente. Além deles, as tonalidades vibrantes de rosa, vermelho, laranja e azul jeans também aparecem fortes e completam muito bem o look para o dia.

Para quem quer apostar em um vestido estampado, a estilista Elisa Lima dá a dica: "Padrões com cores neutras são boas opções. Porém, isso não quer dizer que a estampa deva ter apenas duas cores, mas sim, tonalidades que conversem entre si. Se a ideia for usar uma padronagem de tons vibrantes, então a dica é escolher desenhos maiores. Isso evita a confusão de tons e formatos no vestido".

6- Para calçar

"O salto fino não combina para festas durante o dia, especialmente em locais abertos, como a praia e o campo. A plataforma e o salto grosso são as melhores opções para quem não quer abrir mão do salto. Outra alternativa que eu adoro são as flats, principalmente para os casamentos na praia", aconselha Vanessa Abbud.

7- Completando com acessórios

Aproveite o clima diurno para ousar em diferentes acessórios, como, por exemplo, aplicações de flores ou pérolas nos penteados. Elas estão super em alta. Bolsas coloridas e de materiais rústicos também são bons complementos; que tal investir nas versões de palha e estampada de animal print?

"Eu gosto muito de brincar com a bolsa e sapatos, nada de fazer o look todo combinadinho. Porém, a dica é criar essa mistura quando estiver usando um vestido mais sóbrio. Desse modo, o visual fica harmonioso", aconselha o stylist Rapha Mendonça.

8- Para os dias frios

Festas em locais abertos durante o inverno demandam modelos mais quentinhos. Para as temperaturas frias, aposte em vestidos de veludo e tecidos mais pesados, como alfaiataria. "Se quiser deixar o visual mais sofisticado, vá de trench coat ou um lenço solto para completar", indica Rapha.