Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Preguiça de treinar? Saiba por que cérebro nos "impede" de se exercitar

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

01/10/2018 10h20

Sabe aquele dia em que você acorda sem vontade de treinar e não tem de onde tirar coragem? Então, agora, a ciência parece ter uma explicação para isso. Pelo menos é o que sugere um novo estudo publicado na revista Neuropsychologia.

Em uma tentativa de responder à pergunta de por que evitamos teimosamente o exercício apesar de sabermos que é essencial para nossa saúde, pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica recrutaram 29 jovens para participar do estudo.

No experimento, os participantes controlaram um avatar na tela enquanto eletrodos registravam sua atividade cerebral. Imagens representando atividade física ou inatividade física piscariam rapidamente na tela.

Os voluntários foram obrigados a mover seus avatares o mais rápido possível para as imagens relacionadas à atividade física e longe das imagens relacionadas à inatividade em um teste, e o inverso em outro.

VEJA TAMBÉM:

Analisando os dados, os cientistas descobriram que os participantes moviam seus avatares mais rapidamente em direção às imagens de atividade física e longe das imagens de inatividade física do que o contrário.

No entanto, as gravações de atividade cerebral --chamadas de eletroencefalogramas  demonstraram que os participantes gastavam significativamente mais poder intelectual ao tentar afastar seus avatares das imagens de inatividade física do que quando precisavam se mover na direção deles.

“A novidade excitante de nosso estudo é que isso mostra que evitar mais rapidamente a inatividade física tem um custo --e isso é um aumento do envolvimento dos recursos cerebrais. Esses resultados sugerem que nosso cérebro é inatamente atraído por comportamentos sedentários",diz Matthieu Boisgontier, um dos autores do estudo.

O autor também observa que a economia de energia tem sido essencial para a sobrevivência dos humanos, já que nos permitiu ser mais eficientes em busca de comida e abrigo, competindo por parceiros sexuais e evitando predadores.

"O fracasso das políticas públicas para neutralizar a pandemia da inatividade física pode ser devido a processos cerebrais que foram desenvolvidos e reforçados através da evolução.”

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube