Topo

Mindfulness Para o Dia a Dia

Como desfrutar do Carnaval com atenção plena?

Marcelo Demarzo

06/02/2018 11h19

Crédito: Edson Lopes Jr./UOL

É possível desfrutar do Carnaval com atenção plena? Para falar desse tema, vou apresentar primeiro os conceitos de felicidade hedônica e eudaimônica, que não se excluem mutuamente e podem conviver juntas. Os dois tipos estão ligados a experiências de alegria, bem-estar e satisfação, combinadas com a percepção de que nossa vida faz sentido, que vale a pena. Abaixo, explico a diferença entre as duas:

Felicidade hedônica: mais conhecida por todos nós, é quando nosso objeto de felicidade é algo "externo" a ser atingido ou obtido. Por exemplo: terminar uma corrida, ter um bom trabalho, ter filhos, um bom salário, pular carnaval num "lugar legal", etc. Como a felicidade está fora, implica na procura do objeto que nos fará felizes. A conquista desse objeto nos dará prazer por alguns dias, meses ou, por sorte, anos. Mas em determinado momento, é comum que precisemos de outro objeto ou objetivo, e o ciclo começa novamente.

Felicidade eudaimônica: está ligada a objetos "internos" e considera que existe um aspecto da felicidade que já está dentro de nós, portanto, não é necessário fazer ou obter nada externo. Está ligada à ideia de estar bem consigo mesmo, com os valores de vida e com expectativas mais realistas sobre o mundo e sobre nós mesmos. Traz também a ideia de que não faz sentido tentar mudar as coisas que não podemos mudar (isso não significa que não se deve fazer planos, mas sim tentar mudar o que realmente é possível e necessário).

Como a felicidade já está aqui e agora (sem a necessidade de atingir nada), o presente é o momento mais importante, ou seja, desfrutamos de cada momento. Aplicado ao Carnaval, seria curtir ou desfrutar a festa, ou o feriado, sem a necessidade de buscar nada ou atingir algo. Simplesmente estando bem consigo mesmo, independente do local, do tipo de festa e da presença ou não de determinada pessoa ou grupo de amigos.

Então, como desfrutar do Carnaval a partir desses dois tipos de felicidade?

A sugestão principal é curtir ambos os tipos de felicidade e integra-las.

Do lado hedonista do Carnaval (uma festa hedônica por excelência), aproveite cada momento com atenção plena, desfrutando dos prazeres imediatos e das emoções positivas durante as festas e encontros –tanto com os amigos quanto nos encontros fortuitos.

Do ponto de vista eudaimônico, não perca de vista a felicidade "interna", ou seja, a possibilidade de estar feliz consigo mesmo sem a necessidade de buscar algo em especial (uma festa, aquela ou essa pessoa), tendo como pano de fundo as coisas que dão "sentido" a você, como, por exemplo, os valores de vida (cada um tem o seu: trabalho, família, amigos, lazer, etc.).

Mas por que vivenciar os tipos de felicidade com atenção plena nessa época do ano?

Como já comentei em posts anteriores, a atenção plena nos permite, além de desfrutar o que estamos vivenciando nesse momento, observar a qualidade e o ciclo dos pensamentos com um certo distanciamento (chamamos de decentering). Trazendo essa habilidade para o Carnaval e para a ideia de felicidade em geral em nossas vidas, poderemos tanto desfrutar dos momentos "externos" e "internos" de felicidade quanto tomar consciência de quando nossa mente não está mais "ali". Também podemos observar quando estamos pensando ou agindo de maneira muito distante de nossos valores e das coisas que realmente nos dão sentido na vida.

Um ótimo Carnaval com atenção plena!

REFERÊNCIA:

Garcia-Campayo & Demarzo. ¿Que sabemos de Mindfulness? 100 preguntas-clave. Kairós Editorial, 2018 (in press).

PARA SABER MAIS SOBRE MINDFULNESS

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação "Mindfulness" na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

 

Sobre o autor

Marcelo Demarzo é médico especialista em mindfulness (atenção plena), professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar. Ministra cursos e palestras sobre estilo de vida mindful, bem-estar e saúde --expertise desenvolvida em 15 anos como professor e pesquisador em vários hospitais e universidades brasileiras (UNIFESP, USP, Hospital Israelita Albert Einstein) e internacionais (Universidade de Oxford, Universidade de Zaragoza, Harvard University). É autor de livros e estudos científicos relacionados ao tema de mindfulness e qualidade de vida e realiza dezenas de atendimentos individuais e em grupo para disseminar o conceito de mindful living (viver pleno e consciente). É coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre saúde e qualidade de vida, com foco em mindfulness e bem-estar. Um espaço interativo para conversarmos sobre como desenvolver um estilo de vida mais mindful (pleno e consciente), que irá ajudá-lo a lidar melhor com o estresse, algo tão comum na nossa vida atual.