Topo

Fernando Guerreiro

O projeto verão começa no inverno! Veja 5 dicas para definir o corpo

Fernando Guerreiro

17/08/2019 04h00

Crédito: iStock

A temporada de frio afastou você dos treinos da mesma forma que a chegada do verão o deixa desesperado para entrar em forma?

Pois é, hoje esse post é para você que não quer deixar para a última hora e pagar um alto preço para tentar entrar no "shape" para o verão. Pois isso muitas vezes leva a dietas severas e malucas e treinos arriscados.

Se começar já a mudar de hábitos, é possível estar em forma para o verão com algumas atitudes simples, que não exigem grandes sacrifícios porque estamos falando de um planejamento saudável para conquistar ótimos resultados estéticos e de performance pessoal.

1- Sono de qualidade pesquisas comprovam que apenas duas noites maldormidas já são suficientes para alterar todo o metabolismo do organismo, o que pode aumentar um hormônio responsável pelo aumento de apetite (grelina)  e ao mesmo tempo pode diminuir os índices da leptina, substância que inibe a fome. O resultado prático, uma pesquisa publicada na Annals of Internal Medicine concluiu que pessoas que dormem mal comem em média 20% a mais do que pessoas que tem o sono regulado.

2- Alimentos naturais ajudam a melhorar o trânsito intestinal, também combatem a retenção de líquidos, são excelentes para acelerar o metabolismo, dão maior sensação de saciedade, enganando a fome. O consumo de alimentos saudáveis também auxiliam na queima de gordura, são excelentes "remédios" para emagrecer com saúde.
Na maioria dos casos o mais importante não é reduzir a quantidade de alimentos para reduzir a quantidade de calorias diárias, mas sim ter uma consciência da prioridade que tem dado a qualidade dos alimentos nas refeições.

3- Exercícios intensos, estudos da Universidade Laval (AUS), mostraram que as sessões cardiovasculares mais intensas resultaram numa maior perda de gordura ao longo do tempo em comparação as sessões mais longas e de baixa intensidade. Esse resultado de deve a maior quantidade de calorias queimadas durante os treinos, resultando em maior perda de gordura. São treinos que aceleram mais o metabolismo, promovendo uma queima de gordura até mesmo após o final do exercício.

4- Planejamento, não deixe pra ultima hora, e de forma desesperada a busca por todo e qualquer método que promete resultados estéticos. Muito importante entender que um bom planejamento trará resultados sustentáveis, ou seja, você não sofrerá mais com o efeito sanfona, emagrece e engorda, e considerando muito a sua saúde, quando existe um bom planejamento você não precisa agredir seu corpo com dietas e treinos severos demais e esse é um ponto importante para evitar lesões no meio deste tempo.

5- Preocupe-se menos com o tipo de dieta que irá fazer, mas tenha cuidado com a qualidade, a mesma coisa com o uso de suplementos e outros produtos que prometem milagres. Não seja dependente da balança, existe coisas mais importantes do que os quilos, como medidas e sua saúde também. Fora que se pesar todos os dias irão te deixar paranóico e você não precisa disso.

Você tem tempo e ferramentas suficientes pra obter resultados incríveis, depende de você se aplicar de forma constante agora, ou desesperadamente mais tarde.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.