Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Os termogênicos influenciam na atividade física? Ajudam a emagrecer?

Marcio Atalla

14/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Antes de me posicionar, gostaria de convidá-los para uma reflexão sobre o nome termogênico. Ele deriva de termogênese, o processo que nosso corpo passa para deixar a temperatura sempre no padrão normal, em torno de 36ºC, e que há algumas semanas escrevi aqui no blog, ser uma das três formas como o corpo gasta calorias -junto com a atividade física e o metabolismo basal. Na verdade, das três, é a de menor peso em quantidade de calorias gastas pelo nosso corpo.

Quando falamos em termogênicos, podemos citar alimentos ou produtos fabricados em forma da capsulas ou pó, que ajudam a aumentar a termogênese, e por consequência o gasto calórico.

Vamos focar nas cápsulas de cafeínas, taurinas e similares, que aceleram o batimento cardíaco e o calor produzido pelo corpo. Este aumento é insignificante e de duração de até 90 minutos. O corpo é dose-dependente, se não tomar, não fica na memória corporal. Ou seja, sim, há um efeito, mas muito mais na parte de "despertar", de promover disposição, assim como faz um café expresso, do que como emagrecedor.

Mas há outras substancias mais poderosas que nos tiram até a concentração, nos deixam zonzos, as anfetaminas, efedrinas, e outras "ínas" da vida", que são mais perigosas. São estimulantes fortes que prometem acelerar o metabolismo. Eles conseguem aumentar a temperatura corporal e desprender as calorias. Mas elas são eliminadas com a atividade física. Tomar termogênico e não fazer atividade física é como ter muita carne na churrasqueira, mas não ter carvão suficiente para assar.

A adaptação da atividade física em nosso corpo é maravilhosa. Não só emagrecemos ou ficamos mais fortes, como temos diversos benefícios na saúde. Um deles é a capacidade que nosso coração passa a ter, de bater menos vezes em repouso para fazer sua função de distribuir sangue para todo o corpo. A frequência cardíaca, que é a quantidade de vezes que nosso coração bate, se estiver entre 45 e 55 para homens e entre 50 e 60 para mulheres, em repouso, indica um excelente nível de condicionamento físico. Acima de 85, até 100, já representa um nível ruim.

Ao usar um termogênico estamos fazendo exatamente o efeito contrário que a atividade física proporciona. Estamos elevando nossos batimentos cardíacos e aumentado a frequência cardíaca. Além disso, há uma série de efeitos colaterais, como insônia, dor de cabeça, arritmia, ou seja, perda de ritmo do batimento cardíaco, falta de concentração e irritação.

Quer saber mais sobre os benefícios da atividade física ou os malefícios dos termogênicos para quem tem pressão alta? Confere nosso vídeo de hoje!

https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=j96nllafByQ

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla