Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


"Machuquei o joelho por estar obeso, emagreci 70 kg e virei atleta amador"

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Juliana Vaz

Colaboração para o VivaBem

04/01/2018 04h00

Carlos Henrique Lemos, 35 anos, pesava 145 kg quando decidiu lutar contra a balança. Em dois anos, com reeducação alimentar e exercícios, ele chegou aos 75 kg, participou de 17 provas de corrida e ganhou mais saúde.

"Sou técnico de enfermagem e trabalho no período da tarde/noite. Antes, tinha o hábito de me levantar tarde, tomar um café da manhã caprichado e não almoçar. Durante o dia, bebia café com bastante açúcar e comia de dois a três pães no lanche da tarde.

Por causa dessa má alimentação e do sedentarismo, cheguei aos 145 kg. Estava em um quadro de pré-diabetes e desenvolvi condromalácia patelar nos dois joelhos devido ao sobrepeso.

Carlos Henrique -- antes e depois - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
No fim de 2015, durante uma pausa para o café, um colega de trabalho me observou comendo. Ele se aproximou e disse estar preocupado comigo. Perguntou se eu já havia tentado lutar contra a balança e me chamou a atenção para os graves problemas de saúde que poderia desenvolver se engordasse ainda mais. ‘Você precisa pensar nas suas filhas também. Não quer acompanhar o crescimento delas?’, ele perguntou.

As meninas tinham oito e três anos. Aquilo me fez refletir sobre o exemplo que estava dando a elas. Pensei que precisava ser um pai mais ativo e presente na vida das minhas filhas. Na época, sempre via minha mãe, que é uma atleta amadora, participar de provas de corrida, e não imaginava fazer o mesmo. A preocupação com minha saúde fez com que eu pensasse se não deveria definir algumas metas e seguir os passos dela.

Em janeiro de 2016, iniciei um programa de emagrecimento oferecido pelo convênio médico. Passei a fazer consultas mensais com endocrinologista e nutricionista. Também me matriculei na academia. Comecei a acordar cedo e treinar todos os dias de manhã, de domingo a domingo.

Carlos Henrique emagreceu -- antes e depois - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
Meu objetivo inicial era eliminar 50 kg. Porém, graças ao programa de emagrecimento e aos exercícios, consegui perder 63 kg. Antes, mal tinha disposição para andar e ficava ofegante facilmente. Após um ano, possuía fôlego para correr na esteira da academia em ritmo moderado, e ainda sobrava energia para trabalhar e brincar com minhas filhas.

Mudei completamente minha vida e me transformei em uma nova pessoa. Passei a me alimentar com mais qualidade: incluí no cardápio carboidratos integrais, vegetais e legumes.

Os exercícios de musculação e mobilidade ajudaram a fortalecer o corpo e a controlar a condromalácia.

Em junho de 2016, fiz minha primeira prova de corrida. Depois, enxuguei mais 7 kg e cheguei aos 75 kg. De quebra, realizei o sonho de correr ao lado da minha mãe, minha maior inspiração. 

Em 2017, completei minha 17ª prova de corrida. Agora, a meta é melhorar meu tempo nos 10 km. Minha paixão pelo esporte é tamanha que decidi mudar de carreira. Estou fazendo faculdade de educação física. Quero ajudar e incentivar pessoas que, assim como eu, pensam que não são capazes de vencer a obesidade a se tornarem esportistas e conquistarem mais saúde.