Topo

Marca inspira-se na Alemanha e é criticada por símbolo nazista na coleção

Um dos looks da nova coleção da Lança Perfume - Divulgação
Um dos looks da nova coleção da Lança Perfume Imagem: Divulgação

Da Universa, em São Paulo

18/04/2018 17h45

A marca de moda brasileira Lança Perfume foi alvo de muitas críticas nos últimos dias envolvendo sua nova coleção de inverno, inspirada em Berlim, capital da Alemanha. Na campanha, destacam-se modelos brancas e loiras vestindo peças com pegada militar que remetem ao nazismo.

"Sério que em pleno 2018 vocês estão colocando 'arianas' usando símbolos nazistas como estampa, ligados a uma coleção chamada 'Eu Berlim', que tem como tema o militarismo?", escreveu uma seguidora. 

Veja também

O fato mais criticado pelos seguidores foi o uso da Cruz de Ferro, alta condecoração do exército alemão adotada pelos nazistas como um de seus principais símbolos, como a suástica. “Me diz uma coisa, vocês usariam a suástica também? Por que ela não foi exclusiva do nazismo. Sério, não faz sentido algum. Existe uma ‘militar’ no filme que é claramente uma referência ao uniforme nazista. Se 99% das pessoas estão enxergando nazismo nisso, vocês no mínimo são burros de não enxergar o erro que cometeram”, destacou outro seguidor.

Vestido com estampa de Cruz de Ferro, símbolo associado ao nazismo - Divulgação - Divulgação
Vestido com estampa de Cruz de Ferro, símbolo associado ao nazismo
Imagem: Divulgação

"Acusações com base em desconhecimento, desinformação e preconceito"

Em resposta aos comentários, a empresa disse que sua coleção Inverno 2018 é inspirada na Noite de Berlim e dividida em subtemas, como militarismo; cenas de Berlim; noir (universo de Marlene Dietrich, nos cabarés da República de Weimar nos anos 1930) e Muro de Berlim, além das baladas e da cena eletrônica da cidade. 

A Lança Perfume emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido. "Respeitamos as manifestações em nossos perfis de rede social, mas lamentamos as acusações realizadas com base em desconhecimento, desinformação e preconceito", declarou a marca. Leia na íntegra: