Topo

Teste descobre fraudes e problemas em marcas de azeite

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

20/03/2017 14h47

Testes feitos pela associação de defesa do consumidor Proteste com azeites apontou que cinco produtos vendidos como "azeite extravirgem" não podem nem ser considerados azeite, mas sim "óleo de soja e uma mistura de oleaginosas". Os problemas foram detectados nas marcas Tradição, Figueira da Foz, Torre de Quintela, Pramesa e Lisboa.

Além dos azeites adulterados, o produto da marca Beirão foi classificado como apenas virgem no teste sensorial, e não extravirgem, como dizia a embalagem. Isso significa que, na hora da compra, o consumidor pagava mais caro, mas levava um produto diferente para casa.

Vale ressaltar que os azeites extravirgem possuem mais aroma e sabor, além de terem grande parte dos nutrientes de um fruto 100% espremido, sendo livres de solventes e químicas.

O produto que recebeu maior pontuação dentre todos os parâmetros avaliados, sendo considerado o "Melhor do Teste", foi da marca O-live (distribuída pela rede Carrefour), seguido por Andorinha e Carbonell.

Os resultados foram divulgados em comunicado nesta segunda (20) pela entidade, que afirmou estar negativamente surpresa. Os produtos foram testados em um laboratório português, acreditado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pelo COI (Conselho Oleícola Internacional). Participaram do estudo anual 24 marcas, das quais duas pediram para não serem citadas, segundo a Proteste. Estes produtos foram eliminados do teste após a análise em laboratório comprovar a adulteração, o que não é permitido por lei.

Resultados de cada marca no teste

Não é azeite
Tradição
Figueira da Foz
Torre de Quintela
Pramesa
Lisboa
Mais duas marcas que pediram ao Proteste para não serem citadas

É virgem, mas se vende como extra virgem
Beirão

Azeites extra vigem aprovados
O-Live - Melhor resultado do teste
Andorinha - Segundo melhor resultado
Carbonell - Terceiro melhor resultado
Borges
Carrefour
Cardeal
Cocinero
Galo
La Española
La Violetera
Qualitá
Filippo Berio
Taeq
Serrata
Renata
Broto Legal Báltico