Topo

CNN: Oprah estaria "considerando seriamente" em se candidatar a presidente

Do UOL, em São Paulo

08/01/2018 15h15

A atriz e apresentadora americana Oprah  Winfrey, 63, estaria "considerando seriamente" em candidatar-se a presidência dos Estados Unidos. Segundo a emissora americana CNN, duas fontes próximas da apresentadora comentaram em anonimato, logo após o Globo de Ouro, que ela tem sido “instigada” por pessoas próximas a pensar na possibilidade.

O discurso de Oprah durante a premiação no último domingo gerou comoção na internet. Ela lembrou as mulheres anônimas que, como sua mãe, suportaram caladas abusos e assédios e citou o caso de Recy Taylor, uma mulher negra que sofreu um estupro coletivo em 1944 e se tornou símbolo do movimento pelos direitos civis.

Bastante aplaudida, ela finalizou: “O tempo dos abusadores acabou”. Nas redes sociais, americanos (incluindo atores) compartilharam trechos do discurso pedindo que a artista se candidate à presidência. A hashtag #Oprah2020 chegou a ficar em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda (8). As fontes ouvidas pelo canal afirmam que as conversas sobre uma possível candidatura começaram "há meses".

Até o comentarista político Gabriel Debenedetti levou a sério a proposta e mostrou uma pesquisa com números sobre a candidatura com uma aprovação de 29%, mesmo sem ela sequer ter falado sobre o tema.

Procurado pela CNN, o representante direto de Oprah não comentou a notícia.