Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Morar perto de ciclovia incentiva uso de bicicleta como meio de transporte

Morar perto de ciclovias e ciclofaixas aumenta em 154% a chance de usar a bicicleta como meio de transporte - iStock
Morar perto de ciclovias e ciclofaixas aumenta em 154% a chance de usar a bicicleta como meio de transporte Imagem: iStock

Do VivaBem

08/06/2018 13h09

Pesquisas feitas em diversas partes do mundo mostram que existe uma forte relação entre a instalação de ciclovias e o aumento de ciclistas em uma cidade. Em São Paulo, isso não é diferente. Um novo estudo mostrou que ter uma ciclovia e estações de trem ou metrô perto de casa funciona como incentivo para o uso da bicicleta como meio de transporte.

O trabalho, apoiado pela FAPESP, foi feito por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em colaboração com colegas da Universidade de Melbourne, na Austrália.

Veja também:

O resultados, publicados no periódico International Journal of Environment Research and Public Health, apontam que morar perto de ciclovias e ciclofaixas aumenta em 154% a chance de usar a bicicleta como meio de transporte. Para aqueles que moram perto de estações de trem ou metrô, o aumento ficou em 107%, independentemente de fatores como sexo, idade, nível educacional ou bairro.

“Nosso estudo reforça que primeiro é preciso garantir o espaço, principalmente em uma cidade como São Paulo que tem um trânsito tão violento e capaz de inibir o uso da bicicleta”, diz Alex Florindo, professor da EACH-USP e autor do estudo.

O problema é que, mesmo com o impulso dado pelas ciclovias, o uso de bicicletas como meio de transporte continua baixo em São Paulo. Apenas 5,1% da população de adultos as utiliza para se locomover pela cidade. De acordo com o estudo, esse contingente é formado principalmente por homens, solteiros e que têm bicicletas próprias.

Para os pesquisadores, a baixa aderência ao uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo mostra a necessidade de programas de incentivo, como campanhas educacionais e sistemas de compartilhamento de bicicletas.

“É preciso estimular as pessoas, as famílias principalmente, a usar as bicicletas. Atualmente, ela continua sendo vista como um risco grande em um trânsito violento e muitas vezes hostil aos ciclistas. Por isso, ciclofaixas em fim de semana são tão importantes para que as pessoas comecem a usar bicicleta. É preciso também melhorar o sistema de compartilhamento de bicicletas e os bicicletários nas estações de trem e de metrô”, sugere Florindo.

Com informações da Agência FAPESP.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube