Topo

Fernando Guerreiro

Cansado de treinos monótonos e sem resultado? Teste o HIIT

Fernando Guerreiro

18/11/2017 04h10

Crédito: iStock

Você já ouviu falar do HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade)? Se trata de um método de treinamento aeróbico que tem apresentando excelentes resultados na perda de gordura e emagrecimento. Rápido e eficiente.

Eliminar gordura em um treino rápido é a principal proposta do HIIT. Esse é um método que apresenta muitos benefícios e é altamente eficaz. O HIIT não é um treino que vem com um sistema estabelecido. Ele na verdade segue a maioria dos princípios de treinamento onde o foco é uma sessão curta, com exercícios feitos na mais alta intensidade possível. Ou seja, quando se trata do treino HIIT precisamos entender que ele sempre é executado na máxima intensidade possível.

Ou seja, galera, se vocês esperam uma sessão de treino fácil, não será dessa vez, com o HIIT o bicho pega. Porém, temos uma boa notícia para você. Na mesma intensidade que você terá no treino, conquistará também os resultados, não é à toa que este tipo de treino vem se mostrando muito eficiente para a queima de gordura.

Ah, e você que se assustou com a alta intensidade desse treino, não se preocupe, tudo se trata de até onde seu condicionamento pode levá-lo. Cada um tem uma intensidade diferente. Porém se todos se empenharem ao seu máximo, terão êxito no que buscam.

Por ser um treino que só exige um aumento da frequência cardíaca e sem exercícios específicos, você pode escolher o exercício que mais gosta ou tem facilidade. Repito, a ideia é que seus batimentos cardíacos sejam elevados.

Agora seguem algumas dicas práticas desse treino que pode ser feito desde a sala da sua casa até os parques e academias.

Iniciantes:

Vamos começar com 10 séries de 1 minuto ativo, intervalando com descanso de 30 segundos.

Você pode escolher vários exercícios, de polichinelos até tirar a poeira daquela cama elástica jogada em um canto da sua casa.

Intermediários:

Como já está com um condicionamento melhor, vamos exigir mais de você.

Vamos com 10 séries de 1 minuto e 30 segundos ativos intervalando com 30 segundos de descanso.

Use as escadas do seu prédio, pega aquela corda pendurada na sua parede e comece e queimar tudo.

Avançados:

Vamos gotejar nessa sessão.

Vamos passar 2 minutos ativos, buscando dar o máximo do seu condicionamento. Seu descanso será ativo, fica de 30 segundos a 1 minuto numa atividade menos intensa, ou até mesmo numa prancha, isso já ajudará a fortalecer mais seu abdômen.

Sempre se atentem para não perder o tempo de intensidade e descanso.

Bom, galera, com pouco tempo de treino podemos buscar bons resultados, façam o teste e me digam como foi.

 

 

 

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.