Topo

Histórico

Casa de Viver

O branco tem muita graça: veja 10 ambientes que vão te inspirar!

Casa de Viver

28/03/2018 04h00

Tem gente que acha o branco sem graça e comum, mas, mais uma vez, vamos te provar o contrário! Quando bons elementos são utilizados com cores brancas, fica atemporal e elegante. O branco se torna um pano de fundo e ganha outras dimensões quando trazidos para os móveis também. A cor vai com tudo: em projetos modernos, rústicos, industriais, coloridos, sóbrios e por aí vai.

Aqui vão algumas dicas e fotos para te deixar na maior dúvida de qual é o seu ambiente predileto e querer mesclar todos eles na sua casa.

  1. Neste projeto foram usadas diversas texturas de branco. Parede de tijolo, piso de mármore, venezianas, trilho cinematográfico e linho criam a harmonia e ajudam a destacar os demais elementos do mobiliário, misturando com tons terrosos que aquecem e pretos que trazem modernidade.

Divulgação: TRiART ARQUITETURA

2. Abaixo vemos o branco empregado com tons pastéis e piso de madeira, que ajuda a aquecer o branco. Em primeiro plano, o tapete off-white delimita o ambiente de estar, com móveis brancos. Quem dá a cor pastel é a almofada rosé, os objetos e flores na mesa. Já no plano de fundo temos uma longa extensão do piso de madeira que leva até a estante de livros, que trazem a cor para o ambiente.

Divulgação: Nildo José Arquitetos

3. Aqui, o branco serve para ressaltar os tons alaranjados das poltronas, almofadas e detalhes do tapete; além de destacar o quadro azul. A estante branca com nichos de madeira ajudam compor com o piso e painel do jantar.

Divulgação: Beatriz Dutra Arquitetura e Decoração

4. Neste quarto projeto, vigas e pilares foram descascados e mostram a estrutura de concreto, que trazem o ar rústico para o apartamento, junto a portas ripadas e o cimento queimado na parede. Para trazer aconchego, foram empregados o piso de madeira, banco em couro e o sofá com capa onde o tecido fica solto trazendo leveza.

Divulgação: Joana Requião

5. O Studio contempla uma grande sala de estar e jantar toda em branco com alguns tons pastel nos tecidos. A sala é completa de detalhes, desde pequenas esculturas nas paredes até a mesa de bloco de concreto pintada de branco. Já o corpo do quarto, banheiro e cozinha são feitos de madeira, que delimita o espaço e traz conforto.

Divulgação: Yamagata Arquitetura

6. Parede, piso e teto brancos se mesclam ao tapete e cortinas cinzas que trazem aconchego ao ambiente. As poltronas em couro claro harmonizam a cor do espaço junto as poltronas com braços de madeira. Menos é mais.

Divulgação: DB Arquitetos

7. Neste jantar temos o contraste do ambiente branco com a marcenaria escura que ajuda a evidenciar o pé direito duplo deste apartamento. Vemos que parte do segundo andar é feita de vidro para ajudar a trazer leveza e luz. Mais uma vez temos brincadeiras de texturas na mesa de mármore, piso de cimento queimado e parede pintada, além da brincadeira da madeira com o tijolinho na mesma cor.

Divulgação: Nildo José Arquitetos

8. Este projeto compõe o branco ao industrial, trazendo um ar contemporâneo. As portas pretas e de vidro, juntas à parede de tijolo branco, teto de concreto e conduítes de metal aparentes, trazem o ar industrial que são aquecidos pelo piso de madeira e sofá de camurça. Reparem a versatilidade que podemos ter com materiais brancos combinados aos mais diversos elementos da arquitetura.

Divulgação: Studio ro+ca

9. Aqui temos um branco com muita graça, onde o painel de madeira com cores e texturas de tecidos foram utilizadas para realçar os móveis e unidade do apartamento. Temos uma poltrona mostarda em contraponto com o sofá curvo vinho, unidas pelo tapete off-while e sofá sem braço cinza que une os dois ambientes. O jantar com poltronas em couro caramelo compõem com o painel de madeira que traz ainda mais aconchego ao projeto.

Divulgação: Alexandre del Fabro

10. Por fim, esta incrível sala traz o mar para dentro do apartamento "clássico-moderno" em grande harmonia. Com tapete, teto, paredes, cortinas e móveis brancos, quem ganha a cena é quem está fora dele. Isto foi feito de forma proposital para trazer leveza ao ambiente e evidenciar os incríveis grafites nas paredes e teto que contrastam com o ar clássico dado pela moldura das luminárias pendentes e portas de madeira e vidro.

Divulgação: DB Arquitetos

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver