Topo

Oscar 2017: Roteiro com excelentes diálogos faz de “A Qualquer Custo” uma joia de filme

Nilson Xavier

06/02/2017 08h47

Chris Pine e Ben Foster (Foto: divulgação)

Chris Pine e Ben Foster (Foto: divulgação)

"A Qualquer Custo" ("Hell or High Water") é um filme sobre mocinhos caçando bandidos. Se passa na atualidade, mas é um roteiro que cabe perfeitamente num western, é só trocar os carros por cavalos. Uma dupla de bad guys (dois irmãos) que assalta bancos por cidadezinhas no meio do nada americano, enquanto dois tiras estão em seu encalço. O roteiro força o público a ter empatia pelos vilões: anti-heróis com certo carisma, perderam a mãe recentemente e a propriedade da família está hipotecada, o mais velho saiu da cadeia há pouco tempo e o mais novo tem dois filhos que mal vê e uma esposa que não fala com ele.

aqualquercusto_posterEu resisti o máximo que pude em cair na cilada do filme: sentir pena dos vilões – nada justifica seus crimes. Mas o roteiro é tão bom que a última cena – que levanta uma discussão moral e ética – vale como uma redenção dos bad guys. No mais, diálogos cheios de sarcasmo e frases espirituosas (preste atenção!) fazem deste filme uma joia. E a interpretação marcante de Jeff Bridges, como o policial velho, e Ben Foster, como o irmão ex-presidiário. Até Chris Pine está bem! Foi uma grata surpresa! 5 estrelas.

4 indicações: filme, roteiro original, ator coadjuvante (Jeff Bridges) e montagem.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier