Topo

Histórico

Casa de Viver

Elegemos nossos 10 ambientes favoritos da Casacor SP 2018

Casa de Viver

16/06/2018 04h00

A maior mostra de arquitetura e decoração do país, a Casa Cor SP, está recebendo visitantes desde o dia 22 de maio. Além da tendência do verde, destacaremos aqui o nosso TOP 10 ambientes dessa edição. O tema de Casa Viva inspirou os arquitetos participantes, que arrasaram! Foi difícil até para escolhermos nossos projetos favoritos, mas vamos a eles:

1- COZINHA MATRIZ

Sem falsa modéstia, colocamos aqui o ambiente do escritório de um dos autores deste blog. A ideia foi  fazer uso do color block e tirar proveito das marcas existentes no local, o tradicional Jockey Clube de São Paulo. Para dar o aconchego que contrastaria com o teto descascado e paredes conservadas, os tecidos e tapetes abraçam o visitante. Longe de ser uma cozinha tradicional e obvia, a Matriz é um espaço chic e inovador, que mescla o rústico com o sofisticado. As plantas do ambiente reforçam o caráter de vida.

Cozinha Matriz, projeto do escritório TRiART. Aqui vemos claramente o contraste entre a rusticidade das paredes e teto com os tecidos utilizados.

2- CISTERNA DECA

Arquiteto e designer, Tenório foi agraciado com a oportunidade de projetar esse ambiente de bastante destaque todos os anos da mostra: o espaço Deca. Para celebrar os 25 anos de parceria da marca com a Casacor, esse ano o espaço passa um ar diferente das edições anteriores. Localizado na galeria principal do Jockey, local central da mostra, a cascata humedece e integra os outros ambientes. Seu semi-fechamento é feito com cortinas e caixilhos projetados pelo arquiteto, realçando a verticalidade e grandiosidade sem ostentação desse projeto.

Cisterna, projeto de Tenório: amplo e imponente.

3- LOFT NINHO

Outro do time de jovens arquitetos que dão a cara nova à arquitetura brasileira, Nildo José assina o Loft Ninho. Dedicado a 3 funções principais –socializar, descansar e meditar– que se integram sem perder suas identidades, o projeto ganhou destaque, sendo capa do anuário da Mostra. O espaço foi revestido "dos pés à cabeça" (piso, paredes e forro) de madeira, buscando passar essa sensação de abraço, acolhimento ao visitante. Sem desprezar os elementos originais do espaço, incorpora-o no projeto. Obras de arte abundantes e móveis assinados por grandes designers compõem levemente o espaço. O arquiteto tira proveito do pé-direto alto para separar a função de meditação em um jardim acima da "caixa-quarto".

Cozinha do Loft Ninho. Mesa orgânica desenhada pelo escritório.

4- CASA TERRA

A carioca Paola Ribeiro acerta novamente ao levar o tema desse ano (Casa Viva) ao pé da letra. Em seu projeto, incorpora duas grandes árvores existentes, trazendo o jardim ao encontro do interior da casa, compondo com os tons naturais e mateirais escolhidos. Obras de arte cuidadosamente escolhidas também abordam o tema natureza, abrindo janelas a cada quadro (inclusive um no teto, como se fosse a copa de uma das grandes árvores! Demais!!!)

A árvore que invade a decoração, se tornando parte dela. Paola arrasou!

5- CASA RAÍZES

Antenados não apenas nas tendências arquitetônicas mas também no que rola no mundo como um todo, o escritório Triplex Arquitetura homenageia as mulheres em seu espaço! Refletir e se conectar com suas forças interiores são algumas das funções do ambiente assinado esse ano. Madeira e palha permitem que o fechamento não impeça completamente o olhar de quem vem de fora, mas sim que este vá desbravando aos poucos tudo o que esconde o ambiente (além da entrada de ar e luz). A escolha de acabamentos não podia deixar de se comunicar com a ideia, então abusaram de tons neutros, materiais naturais como fibras e as obras de arte seguem o mesmo estilo. Observe o jeito inovador de dispor as plantas no ambiente: ressignificando as gavetas, o escritório as usa como prateleiras. Ah, os detalhes…

Só pela foto já conseguimos sentir o aconchego desse ambiente do Triplex Arquitetura.

6- CASA DO RELÓGIO

Inspiração veio de longe nesse projeto do consagrado Dado Castello Branco: townhouses europeias. Com concreto e madeira o arquiteto consegue deixar os quase 300m² acolhedores e funcionais. Seguindo no tema do ano, aberturas generosas integram a natureza do externo com o interno. Os dois andares dessa casa são ligados por uma bela escada helicoidal que rouba a cena, sendo mais do que apenas um elemento necessário e adquirindo um ar de obra de arte, deixando o ambiente ainda mais charmoso.

Dado nunca decepciona. Aqui a escada protagonista.

7- CASA COSENTINO

De volta para essa edição, Debora Aguiar não decepciona. Integrando os espaços e a circulação através de um jardim generoso, a arquiteta usa referencias orientais, como o muxarabi (espécie de cobogó, que separa espaços com divisórias "desenhadas"). Como foi quase consenso entre os arquitetos desta edição, a opção foi por uma predominância de tons neutros e toques de cor, principalmente o verde, como fez Debora através da vegetação, permeando os espaços de natureza. O resultado foi um ambiente leve, funcional e muito estiloso sem pecar pelo excesso.

Essas duas paredes com jardim vertical definitivamente trazem um frescor ao ambiente de Débora.

8- HOME FAMILY

Sensível. Essa palavra descreve o ambiente de BC Arquitetos. Aqui o protagonismo fica por conta da marcenaria que permitiu uma variedade de funções em um local só. Bruno e Camila, do BC Arquitetos juntaram com maestria um cinema, biblioteca, adega e bancada gourmet. Um só ambiente que agrega os membros de uma família toda. A frase na parede transmite uma ideia de que, mesmo em um ambiente familiar, de troca, a individualidade deve ser respeitada.

Inusitado, o ambiente mescla várias funções em um mesmo local. Destaque para a frase

9-LE RIAD BONTEMPO

Nesse ambiente, Migotto também, como Débora, se inspira no oriente, mais precisamente no Marrocos. O Riad, voltado a um pátio com jardim interno, é uma releitura com 400m² e um jardim com mais metade dessa área. O forro detalhado reforça a inspiração oriental. A madeira usada é de um tom claro e trabalhada tanto no forro quanto no móvel/nicho. Novamente a cor predominante, que dá vida aos tons neutros, é o verde.

Conforto e estilo. Destaque para esse forro todo trabalhado.

10- CASA DA ÁRVORE RENAULT

O imenso flamboyant com costelas-de-adão na base rouba a cena, sendo mais um ambiente que leva o conceito ao pé da letra e não poupa esforços para integrar  a natureza à arquitetura. Não há barreiras físicas entre o living e o jardim, prolongando o contato com o natural. Mais uma vez, tons terrosos nos revestimentos e nos móveis. Para finalizar, biombo em madeira, uma parede em mármore e a ilha gourmet em pedra rústica permitem uma sensação de despretensiosidade sem perder o charme. As obras de arte e o mobiliário completam a beleza desse projeto

Um abrigo em mio a floresta, é o que parece esse lindo ambiente da Suite arquitetos

E vocês? Já visitaram a mostra? Qual ambiente mais gostaram?

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver