Topo

Paola Machado

Menos obstáculos e mais disposição: veja 6 motivos para treinar de manhã

Paola Machado

10/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas não conseguem se imaginar levantando da cama algumas horas antes só para fazer exercícios. Já outras amam treinar de manhã. Porém, nem todos que praticam atividade física nesse horário adoram levantar cedo. Pelo contrário, tem gente que trava uma verdadeira batalha com o despertador para acordar. Mesmo assim, opta por ir à academia no início do dia pois fica mais fácil para encaixar o treino na rotina. E a vantagem não é só essa. A seguir, mostro bons motivos para você se exercitar na parte da manhã.

1 – Menos obstáculos

Na parte da manhã é muito mais fácil cumprir todos os treinos, pois há menos obstáculos. Quem malha no fim do dia, por exemplo, muitas vezes não consegue ir à academia porque teve de trabalhar até mais tarde; choveu e o trânsito ficou complicado; o transporte público quebrou; ou o dia estressante e cansativo tirou a motivação para treinar.

Sem falar que também surgem compromissos como a happy hour com os amigos, o jantar de aniversário da sogra, a despedida da prima que vai para a Austrália. Se você faz exercícios às 7h da manhã, não deixará de praticar atividade física por causa desses motivos. O principal obstáculo é conseguir acordar cedo, mas após duas ou três semanas o corpo se acostuma.

2 – Mais disposição

Sabe aquele dia em que você chega no escritório se arrastando, parece que foi "ejetado" da cama, e o corpo só começa a funcionar lá pela hora do almoço? Fazer exercícios de manhã evita isso e ajuda você a começar o expediente cheio de disposição. Isso porque a atividade física estimula a produção de substâncias que deixam o organismo em estado de alerta, como a adrenalina e a noradrenalina. Assim, seu desempenho no trabalho tem grandes chances de ser muito melhor.

3 – Menos estresse

Durante o treino o corpo produz endorfina, serotonina e outros neurotransmissores que ajudam a relaxar, são responsáveis pela sensação de prazer, reduzem a ansiedade e melhoram o humor. Começar o dia com o nível elevado dessas substâncias contribui para que você consiga lidar melhor com situações tensas, como o trânsito, as cobranças do chefe, as reclamações dos clientes etc.

4 – Alimentação mais consciente

Ao treinar cedo a tendência é que você faça melhores escolhas alimentares ao longo do dia. As refeições da manhã, por exemplo, serão os lanches pré e pós-treino, e dificilmente você vai exagerar ou comer besteiras nesse momento.

Na sequência, por ter iniciado seu dia com uma atitude saudável, a tendência é que pense: "Já treinei, não vou jogar tudo por água abaixo comendo o que não devo". Agora, quando vai praticar atividade física de noite, pode ser que passe por sua cabeça: "Vou comer esse pastel e esse brigadeiro, pois logo queimo tudo na academia". Sem falar que o exercício diminui o estresse e a ansiedade, evitando que você coma por impulso ou porque está tenso.

5 – Melhor aprendizado

O exercício turbina a memória e o raciocínio. Um estudo realizado pelo Centro de Neurologia da Aprendizagem e da Memória mostrou que a capacidade de aprendizagem aumenta depois de uma atividade física moderada. Malhar de manhã pode contribuir para que você se saia melhor em um curso, uma prova ou até mesmo ao aprender uma nova tarefa ou como usar uma nova ferramenta de trabalho.

6 – Possibilidade de um plano B

Outra vantagem de ir para a academia de manhã é que, caso não consiga realizar seu treino cedinho, ainda existe a opção de cumprir a planilha na hora do almoço ou à noite. Já quando faz exercícios no fim do dia, praticamente não há possibilidade de um plano B caso você não possa ir ao treino.

É importante ressaltar aqui, como já falei em outros textos, que não existe melhor horário para treinar. Todos os momentos do dia têm vantagens e desvantagens e a hora ideal para fazer atividades físicas é aquela que você consegue encaixar na sua rotina e estar na academia.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.