Publicidade

Projeto de reforma integra espaço com porta de vidro e mesa em tamanho variável

Divulgação
Varanda antes de reforma projetada pelo escritório WF Arquitetos. Para a sessão "Antes e Depois" do caderno "Sobre Tudo" ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Varanda depois de reforma projetada pelo escritório WF Arquitetos, em São Paulo

Os moradores desse apartamento em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, queriam que boa parte dos 180 metros quadrados do imóvel servisse como área social para receber familiares e amigos.

Pensando nisso, as arquitetas Beatriz Fujinaka e Stephanie Nigri Wolff, do escritório WF Arquitetos, demoliram uma das três suítes para ampliar a sala de estar e transformaram a varanda em um espaço versátil.

Uma porta de vidro, com 3,60 metros, foi instalada para isolar a área externa em dia de churrasco. Como é totalmente retrátil, a divisória permite que o espaço seja integrado à sala.

A varanda gourmet ganhou ainda uma área de estar e móveis multiúso. A mesa com tampo de azulejos tem base de altura ajustável -assim, pode funcionar tanto como mesa de centro quanto de jantar.

A decoração de todos os ambientes sociais foi pensada com poucos móveis, favorecendo a circulação. A sala ganhou um sofá em "L" com tecido claro e uma mesa de jantar de madeira que acomoda até 12 pessoas.

Para separar a área social do resto da casa, as arquitetas instalaram um painel de madeira. Três portas no painel dão acesso ao hall, à cozinha e aos dormitórios.

De cor clara, a peça não sobrecarrega o ambiente, cria uma unidade visual com a mesa de jantar e ainda ajuda a aquecer a decoração, para compensar o piso frio de mármore.

Publicidade
Publicidade
Publicidade