Topo

Fernando Guerreiro

Pronto para correr seus primeiros 10 km? Veja 3 dicas para estrear com tudo

Fernando Guerreiro

23/11/2017 10h58

 

Para a maioria dos corredores completar a primeira prova de 10 km em menos de 50 minutos significa entrar para um grupo seleto. Em corridas amadoras, a média de pessoas que cruzam a linha de chegada abaixo desse tempo é de uma em cada quatro.

E você, quer fazer parte desse grupo?

Então fique atento, pois darei algumas dicas básicas para que você dê o seu melhor nos treinos e na prova. A distância parece ser curta, mas não podemos cometer o erro de dispensar uma boa preparação física.

1. Invista em fartleks

Esse tipo de treino é uma ótima opção de preparação. A tradução vem do sueco fartlöpning (correr) e lek (brincar), e se trata de um método de treinamento que alterna distâncias, intensidades e tipo de terreno de acordo com a disposição do corredor.

Variar o ritmo durante os treinos proporciona uma percepção que nos ajuda a controlar a intensidade. Isso ajuda tanto quem está afoito quanto quem teme acelerar um pouco mais do que o normal.

Trabalhar zonas de intensidade diferentes permite que você melhore seu condicionamento físico. Um bom exemplo são os treinos de tiros, como corridas de um quilometro exigindo a máxima velocidade, com períodos curtos de recuperação. Você pode repetir até cinco vezes essa corrida em uma sessão de treino.

Alternar a distância permite que você não só se desafie em corridas mais longas, mas também nas curtas, para correr mais rápido. Você não precisa fazer 10 km em todos os treinos para melhorar seu tempo.

Variar o terreno prepara você para qualquer situação durante a prova. Treinar na esteira pode condicionar você a correr um percurso plano e isso pode te prejudicar quando encarar as subidas e descidas da prova na rua. A variação ajuda no fortalecimento e a preparar a mente para manter você focado nos terrenos mais difíceis.

2. Faça exercícios educativos

Algo muito importante e que costuma ser negligenciado ou desconhecido são os exercícios educativos. Além de aprimorar a técnica e melhorar a performance, eles também ajustam detalhes que ajudam na prevenção de lesões.

3. Participe de uma assessoria esportiva

Existem inúmeras assessorias de corrida online ou em parques e academias. Se você ainda não se sente preparado para dar o seu melhor sozinho, procure por uma.

Você que vai para sua primeira prova de 10 km, prepare-se, dê o seu melhor nos treinos e se surpreenda consigo mesmo ao cruzar a linha de chegada.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.