Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


"Comia de seis a sete mil calorias por dia na época de nadador", diz Xuxa

Fernando Scherer, o Xuxa, precisou mudar alguns hábito da época em que era nadador profissional - Sátiro Sodré/Divulgação CBDA
Fernando Scherer, o Xuxa, precisou mudar alguns hábito da época em que era nadador profissional Imagem: Sátiro Sodré/Divulgação CBDA

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

20/05/2018 12h28

O ex-nadador Fernando Scherer, conhecido como Xuxa, teve uma carreira de sucesso nas piscinas, que incluiu dois bronzes olímpicos: Atlanta (1996) e Sidney (2000). Mas quando anunciou sua aposentadoria, sete anos depois desta última conquista, precisou mudar de comportamento para não perder a boa forma conquistada com a ajuda do esporte.

"Comia de seis a sete mil calorias por dia e, como sabia que não iria mais gastar da mesma forma que antes, realmente dei uma segurada na boca para diminuir o estômago e tentar mudar esse hábito alimentar", conta o hoje empresário e palestrante ao VivaBem. Segundo Xuxa, toda essa energia era gasta nos treinos, que incluíam nadar entre 12 e 16 quilômetros diariamente, além de musculação.

Leia também:

Em seu blog aqui no UOL, Marcio Atalla explicou que, como esses atletas precisam estar sempre em plena forma e com desempenho impecável, isso se traduz em horas e horas de treinos e, por consequência, em milhares de calorias queimadas. Mas, quando essa rotina muda, é necessário fazer uma reeducação alimentar, rica em fibras, e reaprender a comer como pessoas comuns, que gastam cerca de 2.500 a 3.000 calorias por dia. Caso contrário, o resultado é o excesso de peso.

Foi o que Xuxa fez. Ele confessa que, logo após a aposentadoria das piscinas, até parou um pouco com os exercícios após se "dar umas férias", mas que depois voltou a fazer trabalho aeróbico, de fisioterapia, além de musculação e pilates. "Perdi um pouco de massa muscular no início, claro, e até engordei um pouquinho, mas foi um engordar normal: de um cara que tinha 30 anos, no auge, para alguém que envelheceu e hoje está com 44 anos. Totalmente normal", ressalta.

Quanto a alimentação, o foco é um cardápio bem regrado, cheio de salada, legumes, proteínas e carboidratos integrais. "Vou confessar que estou até dispensando o churrasco de uns quatro meses para cá. Não tenho tido mais tanta vontade de comer carne vermelha em exagero. Ainda diminuí bem o carboidrato nos últimos meses, mas foi por opção, não por restrição alimentar. Estou obedecendo o que meu corpo está pedindo", diz.

Corrida de rua e meditação

Fernando Scherer, o Xuxa, conta o que fez para não perder o foco após deixar a carreira de nadador - Divulgação - Divulgação
Xuxa estreou nas corridas de rua
Imagem: Divulgação

Xuxa fez sua estreia nas corridas de rua neste domingo (20), durante uma prova em São Paulo (SP). Ele correu 5km no tempo de 30 minutos. "Achei o máximo participar, apesar de não estar muito acostumado a correr. Na verdade, até pensei que tinha coração para aguentar tudo durante o primeiro quilômetro, mas depois senti que faltavam pernas ainda no terceiro", brinca.

Mesmo anos após ter parado de nadar profissionalmente, os exercícios continuam fazendo parte de sua rotina, mas sem o objetivo de competição. "Correr na rua é totalmente diferente da academia. Achei muito mais legal, pois é incrível como essas provas te animam a ultrapassar seus próprios limites", diz.

O ex-nadador gosta de meditar - Reprodução/ Instagram/xuxanatacao - Reprodução/ Instagram/xuxanatacao
O ex-nadador gosta de meditar
Imagem: Reprodução/ Instagram/xuxanatacao

De acordo com Xuxa, o segredo de tanta disposição é a prática meditação. "Foi ela, por exemplo, que me deu controle da mente para suportar um desafio de 5km sem nunca ter corrido uma prova antes", conta. "No meio, fiz todo um trabalho de concentração para superar mais um pouquinho e conseguir administrar a dor e o cansaço."

O ex-nadador explicar que pratica dois tipos de meditação: em um deles, fica quieto e fazendo controle de respiração com a ajuda de um mantra. Já a outra é guiada, em que ele fica em um espaço calmo e em paz resolvendo pendências, pensando em projetos, em coisas positivas, e tentando achar soluções.

"Cada uma tem seu benefício, mas essa é a vantagem de ser atleta, pois sou disciplinado. Se não tenho tempo para fazer durante uma hora, faço 20 minutos, mas faço. E minha filha de cinco anos já faz (Brenda, do casamento com a Sheila Mello). Muda muita coisa, a visão do mundo, o que você quer de propósito de vida. Foi uma das melhores coisas que descobri", diz.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook  Instagram  YouTube