Topo

Saída de Rede

De olho na Champions, Fenerbahçe vence na liga turca

João Batista Junior

22/01/2018 06h00

Fenerbahçe venceu Besiktas em cinco sets (foto: divulgação/Fenerbahçe)

Às vésperas de um jogo que pode definir sua sorte na Liga dos Campeões feminina, o Fenerbahçe precisou do tie break para ganhar mais uma no campeonato nacional. Neste domingo, a equipe de Natália bateu o Besiktas por 3 a 2, com parciais de 19-25, 25-21, 20-25, 25-23, 15-13. A ponteira brasileira anotou 15 pontos, com destaque para seis no ataque em seis tentativas efetuadas na segunda parcial. A oposta Polina Rahimova obteve 23 acertos.

Terceiro colocado na liga turca – atrás do Eczacibasi VitrA, que fez 3-0 sobre o Nilufer, e do VakifBank, que venceu o Galatasaray por 3-1 –, o Fenerbahçe se prepara, agora, para um jogo potencialmente decisivo na Champions League.

Na quinta-feira (25), o time turco, que está na segunda posição do grupo B do torneio continental, com quatro pontos, recebe o Imoco Volley Conegliano, líder da chave (seis pontos) e primeiro colocado da liga italiana. Se não vencer, o Fenerbahçe pode ser ultrapassado pelo Igor Gorgonzola Novara (Itália), que joga em casa no mesmo dia diante do fraco Agel Prostejov, da Rep. Tcheca.

Natália: 15 pontos contra Besiktas

Os jogos valem pela terceira rodada da fase de grupos da competição europeia. Depois dela, o Fenerbahçe jogará duas partidas como visitante contra as esquadras italianas e pega o Agel Prostejov em Istambul. Noutras palavras, se não vencerem esta semana, as atuais campeãs turcas podem se complicar um bocado no torneio.

Apenas os vencedores de cada grupo da Liga dos Campeões feminina têm vaga assegurada na sequência da competição. Além dessas quatro equipes, as três melhores segundas colocadas também passam de fase. Daí, seis times disputarão os playoffs e um seguirá direto às semifinais, como representante da cidade-sede do Final Four.

Na liga turca masculina, o Ziraat Bankasi perdeu, no domingo, por 2 a 3 para o Arkas Spor (28-30, 25-16, 25-20, 20-25, 15-12), de João Paulo Bravo, e só mantém a liderança graças ao sistema de bonificação adotado na competição.

O Halkbank, do ponta Lucas Lóh, bateu o Besiktas em sets diretos (25-23, 25-14, 25-16), com 11 anotações do atacante brasileiro, e chegou às mesmas 14 vitórias do Ziraat. O Arkas, com dez vitórias, está na terceira posição.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

POLÔNIA
Regiane foi a maior pontuadora da partida no triunfo do LKS Lodz, no sábado, diante do Trefl Proxima Krakow, fora de casa, por 3 sets a 1 (25-19, 25-27, 25-22, 25-15). A brasileira obteve 50% de aproveitamento no ataque e marcou 26 pontos no geral.

A equipe de Lodz permanece em primeiro lugar na Orlen Liga, um ponto à frente do Chemik Police – que fez 3-0 sobre o Budowlani Torun, com 20 pontos da oposta Katarzyna Zaroslinska.

Muzaj, do Jastrzebski, enfrenta block do Belchatow (foto: PlusLiga)

O Zaksa Kedzierzyn-Kozle ainda nada de braçada na PlusLiga, mas não pode mais se gabar da condição de imbatível. No domingo, os líderes do campeonato masculino receberam o Asseco Resovia Rzeszow – quarto colocado – e perderam de virada por 3 a 1 (21-25, 25-22, 27-25, 25-22).

Mesmo com a derrota – a primeira em 18 rodadas –, o Zaksa ainda mantém uma distância confortável de nove pontos sobre o vice-líder PGE Skra Belchatow, que também perdeu neste domingo – 2 a 3 para o Jastrzebski Wegiel, com 22 pontos anotados pelo jovem oposto Maciej Muzaj, de quem o SdR já falou noutra ocasião.

ITÁLIA
Substituído pelo ponta holandês Marten van Garderen, o ponta Earvin N'gapeth viu, do banco, o Azimut Modena bater o Cucine Lube Civitanova por 3 a 0 (25-23, 25-21, 25-19), no domingo, fora de casa, com um aproveitamento de 79% no ataque do oposto Andrea Argenta. O francês entrou apenas no decorrer do segundo e terceiro sets.

Com a derrota do Civitanova, o Sir Safety Conad Perugia – que fez 3-0 contra o lanterna Biosì Indexa Sora – disparou na liderança da liga italiana masculina de vôlei, chegando a 51 pontos, quatro a mais que o segundo colocado. O Modena ocupa a terceira posição, com 45, seguido do Diatec Trentino – que bateu o Calzedonia Verona por 3 a 1 e ultrapassou o rival na classificação.

Trentino, de Kovacevic, vence e ultrapassa Verona (foto: Marco Trabalza)

Na competição feminina, a situação na parte de cima da tabela permanece a mesma já há algumas rodadas: o Imoco Volley Conegliano, que fez 3-1 no Foppapedretti Bergamo, com 19 acertos da ponta norte-americana Kimberly Hill, está na primeira posição, seguido do Novara, que contou com 23 pontos de Paola Egonu para marcar 3-0 sobre o Liu Jo Nordmeccanica Modena.

Única equipe a vencer fora de seu reduto nesta 16ª rodada, o Savino Del Bene Scandicci fez 3 a 1 sobre o Lardini Filottrano (22-25, 25-18, 25-15, 25-17), com oito pontos da central Adenizia e 27 da oposta sueca Isabelle Haak, e segue em terceiro.

RÚSSIA
Nada de novo sob o sol na Rússia. Os times de Kazan seguem dominantes e a cidade dificilmente deixará de comemorar os títulos nos dois naipes.

O Dínamo Kazan visitou o lanterna Dínamo Krasnodar no sábado e não permitiu que as anfitriãs chegassem a 20 pontos em nenhuma parcial. Com 15 pontos no geral da oposta Nataliya Mammadova e sete no bloqueio da central Anastasiya Samoylenko, as líderes da liga russa feminina venceram com parciais de 25-15, 25-14, 25-17.

Quem suou a camisa foi o vice-líder Dínamo Moscou, que precisou de 25 pontos de Goncharova e do tie break para bater, fora de casa, o quarto colocado da competição, o Zarechye Odintsovo (22-25, 25-17, 26-24, 22-25, 15-11).

Zenit Kazan, de León, segue liderando na Rússia (foto: Roman Kruchinin)

Entre os homens, o Zenit Kazan aplicou um 3-1 sobre o Kuzbass Kemerovo (25-15, 25-21, 22-25, 25-22) e manteve a diferença de três pontos sobre o Belogorie Belgorod – que fez 3-0 sobre o Yaroslavl.

Destaque para a vitória por 3 a 1 do Lokomotiv Novosibirsk sobre o terceiro colocado do campeonato, o Fakel Novyi Urengoy, com 27 pontos do oposto alemão Grozer. O resultado levou os campeões europeus de 2013 ao sétimo lugar, a apenas uma vitória e três pontos do Dínamo Moscou – quarto colocado.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede