Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Um novo estudo descobriu que chegar o seu e-mail for a do horário de trabalho faz mal para você.

A pesquisa, conduzida por três professores norte-americanos, observou 297 adultos americanos e trabalhadores e perguntou para eles sobre suas atitudes em relação ao seu e-mail – particularmente as expectativas em serem contatados quando estão fora do escritório. Eles descobriram que a cultura de estar “sempre online” acaba deixando muitas pessoas em um constante estado de ansiedade e isso estava afetando o bem-estar emocional dessas pessoas.

“O e-mail é notoriamente conhecido por impedir as pessoas a descansarem”, comentaram os autores do estudo. “Sua acessibilidade contribui para a experiência da sobrecarga de trabalho dado que permite com que os funcionários fiquem ligados ao seu trabalho mesmo que já tenham deixado o ambiente corporativo, e ao mesmo tempo, acaba inibindo suas habilidades de psicologicamente separar as questões relacionadas com o trabalho através de uma conectividade contínua.”

As pesquisas vieram após a França criar uma nova lei garantindo com que os trabalhadores tenham o direto de “se desligar” depois do trabalho, sem nenhum dever de checar seus e-mails.