Topo

Dúvidas de grávida: corro risco de evacuar no parto? A vagina fica larga?

Aproveite as consultas de pré-natal para tirar suas dúvidas - Getty Images
Aproveite as consultas de pré-natal para tirar suas dúvidas Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/01/2016 07h15

 

A cabeça da mulher costuma fervilhar de dúvidas durante a gestação. Para ajudar nessa fase, o UOL conversou com as ginecologistas e obstetras Fabiana Ruas D. Modesto, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo, e Alessandra Bedin, do Hospital Israelita Albert Einstein, também na capital paulista, sobre 15 perguntas que toda grávida deseja fazer, mas às vezes fica sem graça, ao médico que acompanha o pré-natal.

  • Corro o risco de fazer cocô durante o parto normal? E se acontecer?

    Sim. Quando a cabeça do bebê passa pelo canal de parto pode comprimir o reto, parte do intestino que fica logo atrás do útero e da vagina. Se acontecer, não tem problema algum, os médicos estão acostumados a limpar, se necessário.

  • Minha vagina pode ficar larga após o parto?

    Isso é um mito. Um parto normal bem assistido não causa essa alteração. Há outros fatores, entretanto, que contribuem para frouxidão vaginal, como idade e obesidade. O importante é fortalecer a musculatura da região com exercícios perineais.

  • É normal sentir mais desejo sexual por estar grávida?

    Sim. O fluxo sanguíneo da região pélvica é bem maior na gravidez. Na excitação sexual inicial, é exatamente esse o mecanismo de estímulo. Além disso, muitos fatores, como não ter mais medo de engravidar, ajudam a relaxar. Leia mais

  • Enjoei do meu marido, e agora?

    Essa reclamação é frequente entre as gestantes, a solução é esperar, porque logo o enjoo passa e tudo volta ao normal.

  • Meu marido não quer transar por medo de machucar o bebê, o que digo a ele?

    É preciso lembrá-lo de que a criança está bem protegida dentro do útero, que é um músculo forte, envolto em uma bolsa de água, e que o colo uterino tem um tampão para evitar infecções. Se restarem dúvidas, o pai pode questionar o médico durante uma consulta de pré-natal.

  • É normal ter corrimento durante a gravidez?

    Sim. Por conta do aumento da lubrificação vaginal, a mulher tem a sensação de maior umidade. Procure o médico que acompanha o pré-natal se houver coceira, odor ruim ou sensação de desconforto.

  • Por que tenho mais gases na gestação?

    Na gestação e nas primeiras 12 semanas pós-parto, as mulheres podem ter uma diminuição da motilidade do intestino, ocasionando sensação de inchaço abdominal, prisão de ventre e gases. Essa alteração é causada por mudanças hormonais, principalmente pelo aumento da progesterona.

  • Sinto-me feia grávida e isso abala minha autoestima, como lidar?

    Durante a gravidez, a mulher passa por alterações físicas intensas e muitas oscilações do humor. É importante lembrar que se trata de uma fase transitória. Tente levar essas mudanças pelo lado positivo e não se preocupe. Se necessário, procure a ajuda de um psicólogo.

  • O cheiro do meu suor está mais forte, o que fazer?

    Por conta das alterações hormonais, as gestantes podem apresentar aumento da sudorese. Além dos cuidados básicos de higiene, é bom usar roupas leves, feitas de tecidos naturais, que facilitam a transpiração. Evite cafeína, alimentos picantes e hidrate-se bastante. Álcool e nicotina --que também interferem no odor-- já devem estar fora do seu dia a dia.

  • No sexo, sinto dor quando meu marido toca meus seios. Existe solução?

    A sensibilidade é normal e passageira. O casal precisa descobrir o que é e o que não é prazeroso. Neste caso, melhor não tocar.

  • Existe algum empecilho para que eu receba sexo oral?

    O sexo oral, na maioria das vezes, não tem contraindicação. E, por vezes, é uma ótima opção quando é preciso evitar a penetração por alguma razão. Lembre-se apenas de evitar o contato no caso de herpes labial ativo.

  • Até que mês de gravidez posso manter relações sexuais?

    Se não há complicações na gestação, não há motivos para contraindicar o sexo. Para algumas mulheres, há posições mais confortáveis do que outras. Procure descobrir as melhores para você e seu par. Se houver sangramento vaginal, perda de líquido, dor ou qualquer dúvida, procure orientação médica.

  • Após ter o bebê, meu desejo sexual sumiu, e agora?

    Calma. Assim que seu organismo voltar ao funcionamento hormonal normal, o desejo é recuperado.

  • Estou no resguardo. Até quando preciso esperar para fazer sexo?

    A média de espera para retomar a vida sexual após o nascimento do bebê é de 30 dias. Leia mais

  • O sexo pode ser um pouco dolorido após dar à luz?

    Sim, porque, nessa fase, os hormônios comportam-se quase como que na menopausa. A vagina fica mais seca e dificulta a penetração, causando dor.