Gravidez e filhos

Quatro grandes erros que as pessoas cometem na viagem com crianças pequenas

Do UOL, em São Paulo

Quem tem criança menor de cinco anos em casa sabe como é: até uma ida à padaria exige preparação antecipada. Imagine, então, encarar uma viagem de férias... Na pressa, alguma coisa sempre acaba passando despercebida e o que deveria ser um momento de tranquilidade logo se transforma em confusão.

Para evitar dor de cabeça para você, para os pequenos e para as pessoas ao redor, confira abaixo erros que podem (e devem) ser evitados na hora de fazer as malas e partir.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Não trazer nada para distrair

    Você pode sempre passar o tempo com um livro ou com a revista de bordo, mas as crianças demandam um pouco mais de preparação no que diz respeito a entretenimento. Reforce a mala de mão com brinquedos (pequenos e que não façam barulho), livros para desenhar e alguns lanchinhos. Se você for levar equipamentos eletrônicos, verifique se eles estão carregados antes de embarcar.

    Uma vez embarcados, use o "arsenal" aos poucos: se você der todos os brinquedos logo de cara, vai ficar sem ter com o que distrair os pequenos pelo resto da viagem. E atenção ao ruído: DVD portátil, tablet ou videogame, só com fone de ouvido ou mudos. Os outros passageiros agradecem.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Esquecer da roupa extra...dos adultos

    Mães de bebês sabem da importância de levar roupas e fraldas extras na mala - não dá para prever atrasos no voo, por exemplo. O que pouca gente se lembra é que vale levar uma troca de roupa para os adultos, especialmente se estiverem viajando com crianças de colo: as chances de um "acidente" com o filho acabar lhe sujando também são bem significativas.

    Na hora de acomodar todos esses itens, uma mochila é melhor do que uma bolsa: você fica com as mãos livres e distribui melhor o peso de todos os extras nas costas. Além disso, a mochila pode ser colocada no colo ou no chão à sua frente, e evita que você tenha que se levantar para pegá-la no bagageiro o tempo todo.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Não calcular eventuais paradas

    Juntar itinerário com horário apertado e crianças pequenas é receita para passar nervoso. Se for partir de carro, leve em consideração paradas mais longas para descanso na hora de calcular quanto tempo vai demorar para chegar ao destino. Outra dica é fazer a viagem em um período do dia em que a criança costuma estar mais calma.

    No caso de viagens de avião com escalas, leve em consideração a ideia de passar a noite em uma das paradas ao invés de tentar fazer dois voos no mesmo dia, se for o caso. Voos noturnos costumam ser mais indicados para crianças pequenas, especialmente se coincidem com o horário em que elas dormem.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images

    Não preparar uma farmacinha

    Dependendo do local para onde se viaja, remédios que por aqui não demandam receita podem ser difícieis de adquirir. Prepare a farmacinha ainda em casa, considerando todas as eventualidades (como dor de ouvido, febre, cólicas ou resfriados). Se a criança precisa de algum medicamento especial, leve a receita com o princípio ativo --o nome comercial de alguns produtos muda de país para país.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo