Gestação

Relógio biológico do homem também afeta fertilidade; saiba o porquê

Getty Image
A partir dos 40, a fertilidade masculina declina, pois há diminuição do volume e da qualidade dos espermatozoides imagem: Getty Image

Do UOL, em São Paulo

O ponteiro não avança só para as mulheres, o tempo também afeta a fertilidade masculina, ainda que de forma diferente. A seguir, três especialistas respondem a dúvidas sobre o assunto.  

  • O homem se torna menos fértil com a idade?

    Todo o corpo do homem envelhece e, com o testículo, não é diferente. "O envelhecimento testicular leva à formação de um número menor de espermatozoides", diz o urologista Alex Meller, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Porém, o homem pode engravidar uma mulher mesmo tendo idade avançada. Isso acontece porque, diferentemente dela, que nasce com a quantidade exata de óvulos que utilizará durante a vida, o homem continua produzindo espermatozoides até morrer. "Se a contagem de espermatozóides dele for alta na idade jovem, a queda na produção não gerará problemas para engravidar a parceira, mesmo ele tendo idade avançada", diz Meller.

  • Bebês de homens mais velhos podem nascer com alterações genéticas?

    Sim. De acordo com Meller, a partir dos 40 anos, o DNA do espermatozoide sofre um processo chamado de fragmentação, pelo qual podem ocorrer perdas de trechos do código genético. "Isso prejudica a fecundação ou o desenvolvimento fetal. Pode levar ao aparecimento de abortos espontâneos e também de síndromes genéticas, como Down", diz o urologista.

  • Com que idade a fertilidade masculina cai?

    A queda mais significativa na qualidade do sêmen acontece após os 40 anos, quando há diminuição do volume de espermatozoides produzidos e da capacidade de movimentação dos mesmos, que é fundamental para o encontro do óvulo e a fecundação.

  • Há outros fatores que interferem na produção de espermatozoides?

    Sim, são eles: dieta desequilibrada, obesidade, cigarro, álcool em excesso e uso de drogas e de medicamentos controlados. "Todos esses hábitos levam à produção de radicais livres, que se acumulam nos nossos tecidos e prejudicam a regeneração celular. Esse acúmulo piora a geração dos espermatozoides", explica Alex Meller. Também é aconselhável que homens evitem roupas quentes e a exposição prolongada ao calor, já que a temperatura ideal para os testículos é de mais ou menos 36ºC.

  • É possível reverter uma vasectomia sem prejuízo para a fertilidade?

    De acordo com o urologista Pedro Rozolen, médico do Hospital São Luiz Morumbi, em São Paulo, a fertilidade dos vasectomizados diminui com o tempo. "Ao fazer a reversão da vasectomia, há a probabilidade de que os espermatozoides não funcionem como antes", afirma. O que pode compensar esse fato é a idade da parceira. Se for muito menor que a do homem, as chances de gravidez aumentam. Leia mais

  • Homens podem congelar o sêmen?

    Podem e isso deve ser feito, preferencialmente, antes dos 40 anos. O congelamento é recomendado para homens que querem adiar a paternidade ou que passarão por tratamento de quimioterapia, farão vasectomia ou cirurgias que possam colocar a capacidade reprodutiva em risco. As amostras armazenadas são mantidas em botijões de nitrogênio líquido a uma baixa temperatura, o que ajuda a preservar as características do DNA do sêmen.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S. Paulo
BBC
Folha de S. Paulo
BBC
do UOL
Maternar
It Mãe
Guia do Bebê
AFP
Guia do Bebê
BBC
do UOL
Folha de S. Paulo
Me Poupe
Maternar
Disney Babble
Opera Mundi
do UOL
Gizmodo
Viagem
do UOL
BBC
Erratas
NE10
Folha de S. Paulo
Estadão Conteúdo
Topo