Bebês

Seu filho detesta inalação? Veja 8 ideias para não apelar para o pirulito

Reprodução/Instagram
O ex-BBB Rodrigão, marido da ex-BBB Adriana Sant'anna, com o filho deles, Rodrigo Imagem: Reprodução/Instagram

Adriana Nogueira

Do UOL

26/06/2017 15h11

Com o filho, Rodrigo, doente, a ex-BBB Adriana Sant’anna resolveu seguir uma dica de seus seguidores no Instagram e colocar um pirulito dentro da máscara para que o filho de um ano e quatro meses aceitasse fazer inalação. O desespero dos pais para que o menino aceite o tratamento é compreensivo, mas o UOL dá ideias a seguir para não lançar mão do recurso, que é controverso.

Segundo a neonatoloista Julia Borten, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, além de o consumo de doces não ser indicado a menores de dois anos, o truque faz com que a inalação seja menos efetiva.

“No corpo humano, há um caminho para a respiração e outro em paralelo para a alimentação. Quando um abre, o outro fecha. Mecanismo de segurança, para que pedaços de alimentos não acabem parando nos pulmões. Por isso, ao usar o pirulito na máscara, o que acaba acontecendo é que menos névoa chegue ao órgão”, explica a médica.

A seguir, Julia e o pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), listam ideias para ajudar os pais a fazer inalação em crianças.

  • Hora do sono

    A primeira estratégia é fazer quando a criança estiver dormindo. Se o sono dela for leve, você pode deixar a máscara perto do rosto, mas sem tocar nele. ?Perde-se um pouco da efetividade, mas é melhor do que não fazer a inalação?, afirma Julia. Além do sono da noite, aproveite toda e qualquer soneca para realizar o procedimento.

  • Toque relaxante

    É normal que a criança ?que já está doente? assuste-se com o aparelho de inalação, por isso, com os bem pequenos, uma ideia pode ser, antes de ligar o aparelho, fazer uma massagem relaxante, como shantala. Leia mais

  • Desenho favorito

    Se o seu filho for fã de algum desenho animado, monte o inalador na frente da TV, do tablet ou do DVD portátil.

  • Balanço bom

    Um dos pais pode ficar em pé com a criança no colo, fazendo um movimento suave de ninar, enquanto o outro segura o inalador. Requer preparo físico, mas funciona bem para algumas crianças.

  • Inalador divertido

    Uma forma de tornar o aparelho de inalação menos assustador é comprar modelos que tenham bichinhos acoplados ou mesmo colocar adesivos coloridos. Os equipamentos do tipo ultrassônico são menos barulhentos, o que também pode ajudar.

  • Demonstre como funciona

    Outra estratégia que pode funcionar é fazer a inalação em si mesmo ou em um boneco, para que o filho entenda o que vai acontecer e que não será machucado.

  • Sem máscara

    Algumas vezes o que pode incomodar a criança é a máscara do inalador. Nessa situação, uma dica é tirá-la e aproximar o cano do inalador do rosto do filho. A inalação não será tão intensa quanto com o acessório, mas, mais uma vez, é melhor do que não fazer.

  • Joguinhos

    Com as crianças maiores, uma solução pode ser propor um jogo na hora da inalação. ?Diga para a criança que vocês vão brincar de engole nuvem, estimulando-a a contar quantas nuvens está engolindo. Vale inventar qualquer brincadeira do gênero?, diz Julia Borten.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estadão Conteúdo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
ItMãe
Topo