Gestação

Pesticidas podem alterar qualidade do esperma, diz estudo

Getty Images
Especialista sugere priorizar o consumo de produtos orgânicos Imagem: Getty Images

Em Paris

01/04/2015 12h21

 

Níveis mais altos de resíduos de pesticidas em frutas e hortaliças consumidas estão associados à qualidade inferior do esperma, segundo estudo publicado na revista especializada "Human Reproduction".

A pesquisa, conduzida com 155 homens com idades entre 18 e 55 anos, alunos de um centro de tratamento para infertilidade, coletou 338 amostras de sêmen, analisadas entre 2007 e 2012.

O estudo descobriu que os homens que consomem mais frutas e vegetais carregados de pesticidas têm uma contagem de esperma 49% mais baixa (86 milhões por ejaculação contra 171 milhões) em comparação aos homens que consumiam menores quantidades.

O consumo de frutas e vegetais dos participantes foi avaliado por questionário. O conteúdo de pesticidas não foi medido diretamente, mas estimado com base em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Frutas e vegetais consumidos foram divididos em grupos, de acordo com o teor de resíduos de pesticidas: baixo (ervilhas, feijão, uva e cebola) e moderado ou alto (morangos, espinafre, pimentão, maçãs, peras).

O fato de lavar e descascar os alimentos também foi levado em conta.

"Esses resultados sugerem que a exposição a pesticidas utilizados na produção agrícola para a alimentação pode ser suficiente para afetar a espermatogênese dos homens", segundo os autores.

No entanto, eles admitem que o estudo tem algumas limitações e que "é necessário investigar mais".

Além do pequeno número de participantes, a medida dos pesticidas não foi direta e a natureza dos produtos consumidos ("orgânica" ou não) não era conhecida, de acordo com os especialistas.

"Esses resultados não devem desencorajar o consumo de frutas e legumes em geral", afirmou Jorge Chavarro, professor de nutrição e epidemiologia da universidade de Harvard e co-autor do estudo.

No entanto, o especialista sugere priorizar o consumo de produtos orgânicos ou evitar produtos conhecidos por conter grandes quantidades de resíduos, como o tomate.

Estudos anteriores mostraram que profissionais expostos aos pesticidas tinham a qualidade do esperma afetada, mas até agora poucas pesquisas sobre os efeitos desses produtos nos alimentos foram feitas.

"Esse estudo pode gerar uma preocupação desnecessária", afirmou Jackson Kirkman-Brown, do Centro de Fertilidade da Mulher em Birmingham, Inglaterra.

"Os homens que querem maximizar a qualidade do seu esperma devem continuar a ter uma dieta saudável e equilibrada até que se saiba mais sobre o assunto", declarou o especialista ao centro Science e à imprensa britânica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S. Paulo
BBC
Folha de S. Paulo
BBC
do UOL
Topo