Topo

Pesticidas podem alterar qualidade do esperma, diz estudo

Especialista sugere priorizar o consumo de produtos orgânicos - Getty Images
Especialista sugere priorizar o consumo de produtos orgânicos Imagem: Getty Images

Em Paris

01/04/2015 12h21

 

Níveis mais altos de resíduos de pesticidas em frutas e hortaliças consumidas estão associados à qualidade inferior do esperma, segundo estudo publicado na revista especializada "Human Reproduction".

A pesquisa, conduzida com 155 homens com idades entre 18 e 55 anos, alunos de um centro de tratamento para infertilidade, coletou 338 amostras de sêmen, analisadas entre 2007 e 2012.

O estudo descobriu que os homens que consomem mais frutas e vegetais carregados de pesticidas têm uma contagem de esperma 49% mais baixa (86 milhões por ejaculação contra 171 milhões) em comparação aos homens que consumiam menores quantidades.

O consumo de frutas e vegetais dos participantes foi avaliado por questionário. O conteúdo de pesticidas não foi medido diretamente, mas estimado com base em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Frutas e vegetais consumidos foram divididos em grupos, de acordo com o teor de resíduos de pesticidas: baixo (ervilhas, feijão, uva e cebola) e moderado ou alto (morangos, espinafre, pimentão, maçãs, peras).

O fato de lavar e descascar os alimentos também foi levado em conta.

"Esses resultados sugerem que a exposição a pesticidas utilizados na produção agrícola para a alimentação pode ser suficiente para afetar a espermatogênese dos homens", segundo os autores.

No entanto, eles admitem que o estudo tem algumas limitações e que "é necessário investigar mais".

Além do pequeno número de participantes, a medida dos pesticidas não foi direta e a natureza dos produtos consumidos ("orgânica" ou não) não era conhecida, de acordo com os especialistas.

"Esses resultados não devem desencorajar o consumo de frutas e legumes em geral", afirmou Jorge Chavarro, professor de nutrição e epidemiologia da universidade de Harvard e co-autor do estudo.

No entanto, o especialista sugere priorizar o consumo de produtos orgânicos ou evitar produtos conhecidos por conter grandes quantidades de resíduos, como o tomate.

Estudos anteriores mostraram que profissionais expostos aos pesticidas tinham a qualidade do esperma afetada, mas até agora poucas pesquisas sobre os efeitos desses produtos nos alimentos foram feitas.

"Esse estudo pode gerar uma preocupação desnecessária", afirmou Jackson Kirkman-Brown, do Centro de Fertilidade da Mulher em Birmingham, Inglaterra.

"Os homens que querem maximizar a qualidade do seu esperma devem continuar a ter uma dieta saudável e equilibrada até que se saiba mais sobre o assunto", declarou o especialista ao centro Science e à imprensa britânica.