Topo

Sêmen de doador mais velho é tão bom quanto de jovem, diz estudo

Quando homens passam dos 40 anos , as chances de eles engravidarem uma mulher são reduzidas - Thinkstock
Quando homens passam dos 40 anos , as chances de eles engravidarem uma mulher são reduzidas Imagem: Thinkstock

James Gallagher

Editor de Saúde da BBC News

01/07/2014 15h20

Mulheres não devem se preocupar em usar sêmen de doadores mais velhos, já que a taxa de sucesso é a mesma em relação ao esperma de jovens, disseram pesquisadores. A média de idade dos doadores tem crescido na Grã-Bretanha desde que o direito ao anonimato foi suspenso em 2005.

Uma apresentação na conferência anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia mostrou que a média de idade de doadores era de 26 anos antes da mudança na lei. Agora, é de 34 anos.

A médica Meenakshi Choudhary, do centro de fertilização Newcastle, analisou dados de 39.282 ciclos de fertilização in-vitro, realizados entre 1991 e 2012, e concluiu que homens mais velhos têm a mesma taxa de sucesso que homens mais novos.

"Não importa até a idade de 45 anos, não houve recuo (nas taxas de sucesso) observado nesse estudo", disse ela à BBC. "Doadores de sêmen são um grupo seleto da população. Eles são doadores férteis saudáveis, que passam por um rígido processo de recrutamento. Baseado nisso, podemos dizer que a idade não importa, contanto que a qualidade do esperma seja boa."

O médico Allan Pacey, professor especialista em espermatozoides da Universidade de Sheffield, disse que homens não deveriam levar os resultados como uma justificativa para adiar a decisão de ter filhos.

"Acho que há a percepção de que homens são invencíveis na questão de idade para reprodução. Basta ver Charlie Chaplin que tinha 73 anos quando teve seu 11º filho", disse ele à BBC. "Sabemos que, quando homens passam dos 40 anos e chegam aos 50, as chances de eles engravidarem uma mulher são reduzidas em consequência da idade."

"Eu não acho que você pode pegar esses dados e aplicá-los acriticamente à toda população. A dica é que você deveria tentar ter um filho antes da idade de 40 ou 45 anos."