Topo

Estudo liga dieta das mães na gravidez a problemas cardíacos no bebê

Uma dieta considerada saudável inclui peixe, frutas, nozes e vegetais - Getty Images
Uma dieta considerada saudável inclui peixe, frutas, nozes e vegetais Imagem: Getty Images

25/08/2015 07h20

Mulheres que se alimentam de forma saudável antes e durante a gravidez podem diminuir o risco de o bebê desenvolver problemas de coração, dizem pesquisadores.

A relação aparece em um estudo, publicado no "Archives of Diseases in Childhood Fetal & Neonatal Edition", que entrevistou 19 mil mulheres nos Estados Unidos --que tiveram filhos entre 1997 e 2009-- sobre suas dietas no ano anterior à gravidez.

Metade delas tinha tido filhos saudáveis, a outra metade tinha tido filhos com graves problemas cardíacos.

Ao comparar a dieta desses dois grupos, os pesquisadores descobriram que as mães que se alimentavam melhor tinham menos chance de ter filhos com problemas de coração congênitos.

Os cientistas dividiram a dieta em quatro grupos, de acordo com sua qualidade. As grávidas no melhor grupo tiveram menos chances de ter um bebê com problemas no coração --como defeitos no septo atrial e tetralogia de Fallot-- do que as do pior grupo, mesmo quando considerados outros fatores, como se a mãe tomou ácido fólico (presentes em alimentos como espinafre, brócolis e carnes vermelhas) ou era fumante.

Doenças cardíacas congênitas são um dos tipos de problemas de nascimento mais comuns, afetando até nove em cada mil bebês nascidos no Reino Unido e 1% dos nascimentos nos Estados Unidos.

Defeitos leves, como sopro no coração, muitas vezes não precisam ser tratados, porque podem melhorar sozinhos, sem causar mais problemas. Mas outros podem ser mais sérios e alguns, letais.

Na maioria dos casos, os problemas decorrem de falhas ocorridas logo no início do desenvolvimento do feto. Algumas doenças de coração se devem a genes defeituosos e cromossomos. Mas, com frequência, não se sabe por que o coração do bebê não se desenvolve normalmente, diz a British Heart Foundation (BHF).

"É um estudo interessante que destaca a importância da alimentação desde o início da vida", diz Victoria Taylor, nutricionista da BHF.

Escolhas saudáveis

Uma dieta considerada saudável inclui peixe, frutas, nozes e vegetais. Mulheres grávidas e tentando engravidar são aconselhadas a tomar determinados suplementos.

Especialistas recomendam ácido fólico --para reduzir o risco de outros problemas de parto como espinha bífida (uma má formação congênita)-- e vitamina D --para gerar ossos e dentes saudáveis.

"Uma dieta saudável antes, durante e depois da gravidez pode ter benefícios para a mãe e para a criança, como visto aqui, toda a dieta tem de ser levada em consideração, e não se focar apenas em nutrientes individuais", diz Taylor.

"Comer bem não é uma forma garantida de evitar efeitos congênitos no coração, mas esse será outro fator que vai motivar mulheres planejando uma gravidez a fazer escolhas saudáveis."