Topo

"Pensei em me matar", diz mãe que sofreu de depressão pós-parto

Dilssa Soares teve depressão pós-parto após o nascimento do segundo filho; "pensei em me matar", diz ao recontar experiência - Cris Ameln
Dilssa Soares teve depressão pós-parto após o nascimento do segundo filho; 'pensei em me matar', diz ao recontar experiência Imagem: Cris Ameln

09/03/2016 16h44

"Eu tinha vontade de me matar. Fiquei dois meses sem ir mais longe do que dois quarteirões de casa. Achava que, se fosse além disso, ia me jogar na frente de um carro. Era uma válvula de escape."

É assim que a dona de casa Dilssa Libério Soares, 35, relembra a pior etapa de um momento delicado enfrentado após o nascimento de seu segundo filho.

Sem nunca ter sido diagnosticada oficialmente, 11 meses após o nascimento de Marcos, ela agora tem certeza de ter enfrentado e sobrevivido a uma depressão pós-parto --e não é um caso isolado.

Segundo uma pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que entrevistou 23.896 mulheres entre seis e 18 meses após o parto, mais de uma em cada quatro brasileiras apresenta sintomas de depressão pós-parto.

O estudo ao qual a BBC Brasil teve acesso e que será publicado no "Journal of Affective Disorders" analisou e detalhou fatores por trás dessa estatística e foi liderado pela pesquisadora Mariza Theme.

Para ela, o trabalho representa um marco inédito nas pesquisas sobre o tema, ainda muito cercado por preconceitos e estereótipos no país, inclusive por parte dos médicos, que muitas vezes negligenciam a questão ao tratar suas pacientes.

"É a primeira vez que temos um estudo no Brasil com tantas mulheres distribuídas por todos os Estados, e os resultados mostram que o número de mães que apresentam sintomas está acima da média internacional", afirma.

"Acima da média" e políticas públicas

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a média de casos de depressão pós-parto em países de baixa renda é de 19,8%. De acordo com o estudo da Fiocruz, no Brasil, o índice de mulheres com sintomas é de 26,3%, número maior do que o registrado também em países da Europa, além dos Estados Unidos e da Austrália.

Para Mariza, a mensagem mais importante do estudo é a necessidade de que o governo monitore o problema no pré-natal e após o parto.

"Sem ter essa questão incorporada de fato e de forma sistemática à rotina do SUS (Sistema Único de Saúde) , essas mulheres não são identificadas, e, portanto, não são tratadas. Estão soltas por aí, sofrendo com um problema que pode ter reflexos no desenvolvimento da criança e na saúde delas", declara.

"Nosso trabalho vai ser lutar junto ao Ministério da Saúde para que as mulheres sejam testadas para depressão pós-parto e acompanhadas. Qualquer profissional da saúde pode aplicar o questionário e fazer a triagem, não é obrigatório que seja um psicólogo ou psiquiatra."

Para o ginecologista e obstetra Alexandre Faisal, professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no Departamento de Medicina Preventiva e um dos maiores pesquisadores da área no Brasil, o país ainda não tem políticas públicas suficientes.

"Estudo depressão antes, durante e depois da gravidez há mais de 15 anos no Brasil e acredito que não temos políticas públicas adequadas. Essa é uma das lutas mais antigas de pesquisadores e médicos da área: a inclusão do rastreamento específico para depressão pós-parto nas rotinas do SUS", diz.

Na visão do especialista, é preciso incluir as perguntas que podem levar ao diagnóstico e montar uma rede de tratamento.

"Como você tem se sentido nos últimos 15 dias?", "Deixou de ter prazer em alguma atividade que fazia naturalmente?", "Como está seu sono, seu dia a dia?", "Você tem se sentido infeliz, ansiosa ou preocupada sem uma boa razão?" e "Tem se sentido infeliz a ponto de chorar?" são algumas das questões que integram a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo, usada na pesquisa da Fiocruz.

"Assim como se mede a pressão e são feitos exames, é preciso avaliar o emocional das gestantes. A segunda questão é estudar medidas para tratar o problema. Para onde vamos encaminhar essas mulheres?", questiona Faisal, apontando para a necessidade de criação de uma rede com psicólogos e psiquiatras capacitados.

Questionado pela BBC Brasil, o Ministério da Saúde disse que há atenção para o assunto e que oferece atendimento integral e gratuito às gestantes nos períodos pré-natal e pós-parto nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a nota enviada, os profissionais que acompanham a mulher "têm capacitação e qualificação para identificar, a qualquer momento, sinais de sofrimento mental e possíveis mudanças de comportamento para intervir da melhor forma possível. Entre as estratégias adotadas está uma entrevista com a mulher em sala reservada com questionário específico que identifique depressão.

O Ministério também cita a criação da Rede Cegonha, em 2011, que prioriza o parto normal e visa proporcionar "saúde, qualidade de vida e bem-estar na gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida".

A nota não deixou claro se existe ou não a rotina específica e sistemática recomendada pelos pesquisadores e especialistas, já em uso no Reino Unido e na Austrália, e, atualmente, em discussão nos Estados Unidos, de acordo com recomendações da Academia de Ginecologia e Obstetrícia americana.

Fatores, classe social e demandas das mulheres

O estudo da Fiocruz detalhou um perfil e uma série de fatores que podem ajudar a explicar quem são as mulheres mais propensas a desenvolver o problema.

Segundo Mariza Theme, a maioria das mulheres que sofre com depressão pós-parto no Brasil tem em média 25,6 anos (embora a faixa etária das entrevistadas tenha variado de 12 a 54 anos), é da cor parda, de baixa condição socioeconômica, com antecedentes de transtorno mental, hábitos não saudáveis e, em geral, já tiveram mais filhos antes e não planejaram a gravidez.

Do total de mulheres que apresentaram sintomas de depressão, 20,5% estavam na primeira gestação, 30,6% na segunda, e 39,8% na terceira.

Um fator decisivo, segundo o estudo, é a classe social. "A mulher com melhores condições socioeconômicas também enfrenta muitas dificuldades, mas quando diagnosticada com depressão pós-parto pode recorrer com mais facilidade ao tratamento psicológico. As mais pobres já têm ambientes mais hostis e menos acesso a ajuda especializada", diz Ana Lúcia Keunecke, fundadora da ONG Artemis, de combate à violência contra a mulher.

Ana diz que o assunto ainda é tabu entre as mulheres, que se sentem muito culpadas com a pressão social e muitas vezes sofrem sozinhas.

Um dos objetivos principais da organização é combater a violência obstétrica, item também avaliado pela pesquisa da Fiocruz. 

Mariza Theme diz que, embora seja fato conhecido que o Brasil conta com inúmeros casos de partos violentos, incluindo manobras desnecessárias e uso de medicamentos para acelerar as contrações, que causam dor à gestante, o estudo não identificou uma relação entre esses episódios e a depressão pós-parto.

"O resultado nos leva a algumas hipóteses, entre elas o fato de haver uma aceitação como ‘normal’ do modelo atual de atenção ao parto ainda realizado no país", diz.

A BBC Brasil conversou com três mães que tiveram depressão pós-parto. As três consideram que não receberam atenção adequada, seja da rede pública ou privada de saúde, e se viram alvo de comentários e pressões que estimularam um sentimento de culpa por estarem deprimidas.

"Todos têm um palpite. Se você cuida de você, do trabalho e da casa, está deixando bebê em segundo plano. Se foca inteiramente na criança, está relaxando com as outras áreas, ficando descuidada. Há sempre um comentário, seja de amigos, parentes, visitas. Mas ninguém para e pergunta como você está, como está se sentindo, se precisa de algo. A mulher se torna invisível", diz a fotógrafa Ly Pucca, que passou por três episódios de depressão pós-parto.

Ela conta que, ao relatar alguns dos sintomas ao ginecologista, particular, ouviu: "Deixa de frescura".

Depoimento de Dilssa Libério Soares

Dilssa Soares diz que mulheres deveriam procurar ajuda profissional o mais rápido possível se identificarem sintomas - Cris Ameln - Cris Ameln
Para Dilssa, mulheres devem procurar ajuda profissional ao identificarem os sintomas da doença
Imagem: Cris Ameln
"Na primeira gestação tudo correu bem. Foi muito tranquilo, da gravidez ao parto. Eu trabalhei até 20 dias antes de ela nascer, e minha filha Camila tem hoje oito anos.

Já minha segunda gravidez foi muito tumultuada. Os médicos me alertaram já no começo que eu estava com diabetes e que seria uma gravidez de risco, e isso me deixou preocupada. Fiquei com isso na cabeça, já me sentindo culpada.

Tentei fazer tudo certo a gestação inteira. Acabei sendo internada por conta da pressão muito alta, e ele nasceu quando eu estava no hospital, prematuro, com 32 semanas. O parto foi muito traumático, me deixaram sozinha em uma sala, sem ninguém. Foi muito angustiante. Ele ficou na UTI neonatal por um mês.

Quando ele veio para casa muitas vezes ficávamos os dois chorando, eu com ele no colo. Eu me sentia na obrigação de fazer tudo. Dar banho, trocar fraldas, dar de mamar, mas eu não tinha vontade. Minha filha começou a ter problemas na escola e ela sempre tinha sido muito calminha.

Na verdade, nunca quis ter filhos, mas veio a Camila quando tinha 27 anos e depois de oito anos apareceu o Max. Estou buscando fazer laqueadura no SUS.

O pior que senti foi uma vontade louca com relação ao suicídio. Não conseguia respirar, tinha palpitações, suor frio. Um dia fui ao supermercado e estava muito cheio, entrei em pânico. Por dois meses não fui mais longe do que dois quarteirões, quase não saía de casa. Achava que, se fosse além disso, ia me jogar na frente de um carro. Era uma válvula de escape.

A minha patroa pediu para eu consultar um psicólogo. Quando fui marcar, era final de novembro e não tinha mais médico, ficou para janeiro. No começo do ano, quando chegou a consulta, os sintomas já tinham melhorado.

Se pudesse voltar atrás, teria procurado ajuda profissional logo no começo. Nunca fui oficialmente diagnosticada com depressão pós-parto, mas hoje sei que foi isso que tive.

Na minha opinião, a mulher tem de tentar identificar e procurar um psicólogo, um psiquiatra. Sou muito religiosa e acredito que não fiz nada de ruim para mim ou meu filho porque pagaria por isso de acordo com minhas crenças, mas nem todo mundo tem essa estrutura."

Depoimento de Ly Pucca

A fotógrafa e doula Ly Pucca teve depressão pós-parto três vezes; para ela a invisibilidade da mulher é o pior aspecto do problema - Cris Ameln - Cris Ameln
A fotógrafa e doula Ly Pucca teve depressão pós-parto três vezes
Imagem: Cris Ameln
"Tive depressão nas três gestações. A primeira foi uma gravidez não desejada e muito complicada. Para a família do meu ex-marido foi uma gestação indesejada. Fui obrigada a casar, foi uma das coisas mais traumáticas da minha vida.

Fui forçada a ter cesárea em um hospital particular. Era final de ano e todos diziam que minha insistência por parto normal estragaria o Natal de todo mundo. Sempre quis ter parto normal.

Quando a Luiza nasceu, olhava para ela e não conseguia respirar. Achava que seria incapaz de cuidar daquele ser tão frágil. Passei um mês e meio chorando direto e, quando cheguei em casa, entreguei o bebê nas mãos da minha avó, que foi a única pessoa que me apoiou.

Não conseguia sair de casa e achava que ia morrer a qualquer momento. Quando a Luiza fez oito meses, meu pai morreu e aí tive sintomas de pânico mesmo, insônia, taquicardia. Depois de dois anos, comecei a trabalhar e só aí vi que estava melhor.

Ao longo do tempo, tive duas péssimas experiências com médicos. Uma ginecologista me disse 'ah, não gostou do neném?' e outro me disse que era para eu 'parar de frescura'. Isso faz com que você se sinta ainda mais culpada. Se um médico te diz isso, como você se sente depois?

Uma vez procurei uma psicóloga e ela dormiu no meio da sessão. Outra vez fui a um psiquiatra e ele me receitou um remédio, mas eu não quis tomar.

Na segunda, também tive depressão, mas foi bem mais leve. Na verdade, só descobri que foi isso que eu tive faz três anos.

Apesar do apoio do meu segundo marido e da minha mãe, sentia uma solidão absurda, não queria sair de casa, achava que iam roubar meu filho.

Já na terceira gestação houve vários problemas graves de saúde e tanto eu quanto minha filha quase morremos. Isso contribuiu muito. Eu me sentia muito culpada.

Atribuo as minhas três depressões a uma falta de conhecimento da minha parte, à questão hormonal, às pressões sociais pela maternidade perfeita, e à falta de ajuda profissional adequada. Hoje em dia gostaria muito de fazer terapia, mas não tenho condições financeiras e não vejo na rede pública.

Só melhorei mesmo quando descobri, nas redes sociais, que muitas outras mães passavam pelo mesmo problema. Hoje só tenho vontade de ajudar, de perguntar do que elas estão precisando, pegar na mão e dizer 'eu já passei por isso, você vai conseguir; todo mundo passa pela mesma coisa, você não precisa ser a mãe perfeita'. A pior sensação é a invisibilidade.

Ly mora em São Paulo, tem 39 anos, é mãe de Luiza (16 anos), Pedro (7 anos) e Amanda (4 anos), e além de fotógrafa é doula, ativista e faz sessões de fotografia com mulheres como forma de empoderamento e recuperação da autoestima após a maternidade.

Depoimento de Ana Lúcia Keunecke

Para advogada Ana Lúcia Keunecke, criação de ONG ajudou no processo de recuperação da depressão pós-parto - Cris Ameln - Cris Ameln
Para a advogada Ana Lúcia, a criação de ONG ajudou no processo de recuperação da depressão pós-parto
Imagem: Cris Ameln
"Eu era advogada e tinha meu próprio escritório, trabalhando como autônoma, sem direito à licença-maternidade. Era uma pressão. Na gravidez da minha filha correu tudo bem. Levava a Sofia comigo para audiências, ela ficava comigo o tempo todo. Ela nasceu em casa, e foi tudo muito tranquilo.

Com meu filho, quatro anos depois, foi bem diferente. Sentia muita raiva de tudo que me tirasse dele. Fui parando de comer, de tomar banho, de fazer as coisas. Chorava sem parar. Só entrava no chuveiro se ele estivesse me olhando, e eu pudesse vê-lo o tempo todo.

Minha parteira percebeu, duas semanas depois do nascimento dele, que eu poderia estar com depressão. Ao final do primeiro mês, eu tinha perdido 14 quilos, estava de cama e sendo medicada. Não conseguia mais andar, e foi aí que minha família percebeu e começou a me ajudar.

A depressão grave persistiu por seis a sete meses, mas a recuperação completa levou três anos. Foi quando pude parar de trabalhar por um ano e me dedicar à minha saúde e aos meus filhos.

Tive ajuda do meu marido e de uma pessoa para me auxiliar com as coisas da casa. Tenho certeza de que é muito mais difícil para as mulheres que não têm condições financeiras. Sei que sou privilegiada.

Tudo isso me fez mudar de vida, e vi que melhorei muito quando abracei a Artemis, como diretora jurídica, podendo ajudar outras mulheres ao batalhar por uma maternidade voluntária, prazerosa e socialmente protegida.

Defendemos que a mulher precisa ser protegida, amparada, precisa ter creches à disposição, educação e saúde, e que a maternidade tem de ser voluntária, ou seja, a mulher tem de poder escolher se quer ou não ser mãe.

Olhando para trás vejo que quando a gente se torna mãe é como se morresse uma mulher para nascer outra, e que não somos preparadas para esse momento. É uma solidão, uma exclusão social, uma pressão de todo mundo, e isso reforça minha convicção de que precisamos lutar pela maternidade amparada e protegida socialmente."

Ana mora em São Paulo (SP), tem 41 anos de idade, é mãe de Sofia (9 anos), e Marcos (5 anos) e tem dois enteados. Além de advogada é diretora jurídica e fundadora da Artemis, organização que combate a violência contra a mulher e milita a favor do aborto.