Topo

Cientistas descobrem fórmula que estimula crescimento infantil em 25%

Crianças do estudo não tinham baixos níveis de hormônio do crescimento - Getty Images
Crianças do estudo não tinham baixos níveis de hormônio do crescimento Imagem: Getty Images

Em Jerusalém

12/05/2015 18h09

 

Um grupo de médicos do hospital infantil Schneider, em Petah Tikva, nos arredores de Tel Aviv, em Israel, descobriu uma fórmula que estimula em 25% o crescimento das crianças por ano, informou a imprensa local.

O novo composto, destinado às crianças que estão no grupo dos 3% dos mais baixos conforme as estatísticas, é elaborada por meio de uma combinação de gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

"As crianças que participaram da pesquisa não tinham níveis baixos do hormônio do crescimento e a fórmula administrada produziu um resultado significativo", disse o diretor do Departamento de Endocrinologia do hospital, Moshe Philip, ao jornal local "Yedioth Ahronoth".

Desta forma, uma criança de seis anos que crescia cerca de cinco centímetros ao ano potencializou seu crescimento para até seis ou sete centímetros durante o período do estudo, graças à fórmula, afirmou o diretor.

De acordo com o pesquisador, este é o primeiro composto deste tipo criado no mundo. A substância será comercializada por um laboratório internacional, que já assinou um acordo para a produção em larga escala da fórmula.

Os testes foram realizados com um grupo de 200 crianças baixas e magras, dividas em dois subgrupos. Um deles recebeu a fórmula durante seis meses e o outro tomou placebos.

Os resultados refletem um aumento de 25% no ritmo de crescimento das crianças que tomaram a fórmula em relação ao segundo grupo.

Philip afirmou que o composto deve começar a ser comercializado no mês que vem e é destinado para crianças que não sofrem com a falta do hormônio do crescimento, mas que, por alguma razão, não conseguem crescer no ritmo normal de sua idade.

Os pesquisadores começaram a estudar agora o efeito desta fórmula nos adolescentes.