Gestação

Shakira não abre mão do salto alto nem grávida; entenda os riscos desse hábito

Grosby Group
Grávida, Shakira usou uma sandália de salto fino para passear por Barcelona na última quarta, 24 Imagem: Grosby Group

Adriana Nogueira

Do UOL, em São Paulo

27/10/2012 08h34

Grávida de seis meses de seu primeiro filho com o jogador de futebol Gerard Piqué, Shakira mostrou que não abriu mão dos sapatos de salto alto mesmo com a barriga bem pronunciada. Na quarta-feira (24), a cantora colombiana foi fotografada equilibrando-se em uma sandália de salto fino durante um passeio por Barcelona.

"Não é recomendável que gestantes usem sapatos de salto alto”, afirma o ginecologista e obstetra Eduardo Cordioli, coordenador da maternidade do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Grávidas sofrem de um processo chamado embebição gravídica. Suas juntas ficam cheias de líquido, o que as tornam mais flexíveis. "A função desse fenômeno é preparar a pelve para o parto, mas ele acontece no corpo inteiro", declara Patrícia Rossi, membro da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo). Com as juntas mais flexíveis, aumentam os riscos de lesões nos tornozelos e nos ligamentos dos pés.

Além da embebição, a mulher grávida tem o eixo de equilíbrio deslocado por causa do crescimento da barriga, o que ainda afeta a forma como ela anda –normalmente, com as pernas um pouco afastadas. A combinação desses fatores com o uso de salto alto é um risco aumentado de queda e de agravamento de dores nas costas, problema comum na gestação.

De acordo com Cordioli, não há consenso médico sobre uma altura máxima nem formato para que o salto alto seja usado de forma segura na gestação. Mas Patrícia sugere um limite: "Saltos com, no máximo, cinco centímetros, e estou sendo generosa. Há quem fale em apenas três. E de preferência de bases mais largas, como o anabela".

Patrícia afirma, ainda, que a gestante que quer usar salto alto deve fazer isso apenas por um curto período de tempo. "É melhor deixar para usar em uma festa em que sabe que vai passar a maior parte do tempo sentada", exemplifica. 

Infográfico mostra exames que gestante deve fazer

  • Arte/UOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S. Paulo
BBC
Folha de S. Paulo
BBC
do UOL
Maternar
It Mãe
Guia do Bebê
AFP
Topo