Topo

Autora de livro diz que alimentação infantil exige empenho da mãe

Thais Carvalho

Do UOL, em São Paulo

13/04/2013 08h05

Autora do livro "Vovó, Socorro!" (Drops Editora), que traz dicas para um cardápio saudável e variado para as crianças, Rita de Cássia Ventura Gargioni, mãe de três filhos hoje adultos e avó de um neto de quatro anos e uma neta de dois, diz que para a criança comer bem é importante que a mãe esteja comprometida com a alimentação dela.

"O grande problema são as comidas prontas de supermercado e a facilidade que elas trazem. As receitas que estão no livro são fáceis, nenhuma leva mais de 20 minutos para ser feita, e a alimentação das crianças é a parte mais importante para a saúde. Por isso, as mães devem estar comprometidas com ela, tanto quanto com a decoração do quarto ou o enxoval", afirmou Rita em entrevista ao UOL Gravidez e Filhos.

  • Divulgação

    Para Rita, alimentação saudável é tradição

Os alimentos orgânicos são os preferidos de Rita. Para ela, a correria do dia a dia não pode ser desculpa para não se preocupar com o que entra no prato da criança. "A minha família sempre teve essa postura e preocupação com a alimentação. No tempo em que eu era criança e em que fui mãe, as opções eram muito mais restritas e difíceis nem por isso fizemos diferente."

Para finalizar, Rita dá uma dica para a mãe que está com dificuldade de introduzir alimentos necessários para a nutrição da criança, como verduras e legumes. "O importante é a criança comer, então, use a tática de esconder o alimento. Misture a cenoura, a vagem, ou outro ingrediente, nos pratos que a criança gosta. Aos poucos, ela vai se acostumando com o sabor e você pode colocar o alimento em pedaços maiores para que fiquem visíveis para ela. Se ainda assim ela perguntar o motivo daquele verdinho estar ali, faça o teste e diga que ela comeu aquilo no dia anterior e gostou."

"Vovó, Socorro!" é um livro com opções variadas de receitas saudáveis e práticas para as mães incluírem no cardápio das crianças de um a três anos, que estão na fase de transição da papinha de bebê para a comida sólida dos adultos. Ilustrada, a publicação, além de receitas de pratos salgados, lanches e sobremesas, traz também um capítulo sobre a higienização dos alimentos.