Topo

Comer peixe pode "proteger" as crianças das alergias, diz estudo

Crianças que começam a comer peixe nos primeiros anos de vida podem ter menos alergias - Thinkstock
Crianças que começam a comer peixe nos primeiros anos de vida podem ter menos alergias Imagem: Thinkstock

Anahad O'connor

New York Times

25/04/2013 11h24

Os pesquisadores costumavam acreditar que crianças que consumiam peixe desde muito pequenas estavam mais propensas a desenvolver alergias.

Mas as opiniões mudaram nos últimos tempos. Os cientistas agora suspeitam que comer peixe em uma idade precoce talvez ajude a proteger contra alergias. Alguns cientistas argumentam, inclusive, que o crescente predomínio de doenças alérgicas talvez esteja relacionado a um consumo menor de ácidos graxos ômega 3, os quais são fortalecedores do sistema imunológico.

São muitas as teorias, mas ninguém sabe ao certo a resposta. Diversos estudos recentes, porém, revelam que existe uma associação entre o consumo de peixe em torno do primeiro ano de vida a uma incidência menor de doenças alérgicas.

Uma pesquisa publicada ano passado no "Pediatrics" descobriu que os sintomas de asma eram menos predominantes nas crianças que começaram a comer peixe entre seis e 12 meses de vida.

Outro estudo, divulgado neste mês no "The American Journal of Clinical Nutrition", acompanhou 3.300 crianças desde os primeiros anos de vida até a idade de 12 anos. Os exames mostraram que aquelas cuja dieta incluía, ao menos, duas porções de peixe por mês estavam 75% menos propensas a ter sintomas de alergia.

Embora um grande número de outras pesquisas tenham produzido resultados semelhantes, todos são observacionais e mostraram apenas correlações e não relações de causa e efeito. Alguns cientistas afirmam que o consumo de peixe no início da vida talvez esteja associado a um estilo de vida que reduz o risco de doenças alérgicas, independentemente da dieta.

O governo americano sugere que a ingestão de 340 gramas, ou duas refeições, de peixe com baixo teor de mercúrio por semana é benéfica para crianças pequenas.

A conclusão é que, embora estudos mostrem a existência de uma associação entre a ingestão de peixe no início da vida e menos alergias anos depois, não se sabe ao certo os motivos dessa associação.