Topo

Mudanças no corpo indicam hora de comprar o primeiro sutiã da menina

Camila Dourado

Do UOL, em Londres

06/08/2013 08h05

O primeiro sutiã continua sendo um acontecimento importante na vida das meninas, marcando a despedida da infância e a entrada na adolescência. A participação dos pais nessa fase, que acontece normalmente entre os dez e os 13 anos, é fundamental para que a garota não só adquira o modelo apropriado como também encontre abertura para falar com os adultos sobre temas pertinentes, como sexualidade.

“Nessa fase, o corpo está mudando, crescendo e os hormônios começam a despertar o corpo e a mente para sensações, olhares e paqueras. É o descobrir da sexualidade”, afirma a psicóloga Arlete Gavranic, coordenadora do curso de pós-graduação em terapia sexual do ISEXP (Instituto Brasileiro de Sexologia e Medicina Psicossomática).

É importante que os pais tratem esse momento da filha como algo especial. Nesse contexto, a escolha do primeiro sutiã deixa de ser uma simples compra e passa a representar um momento de mudanças e de cumplicidade.

Primeiros sinais

“Noto que as meninas têm pedido para comprar a peça antes da hora, sem a necessidade real”, afirma a psicóloga e terapeuta de família Miriam Barros. Para não atropelar o processo, basta notar alguns detalhes do corpo para saber se chegou a hora de adquirir o primeiro sutiã.

“O brotar dos mamilos é uma das primeiras mudanças e um sinal importante para a compra do sutiã. Quando começar a perceber que os mamilos marcam algumas roupas da sua menina, está na hora de lhe presentear com uma peça”, diz a psicóloga Elizabeth Monteiro, autora dos livros “Criando Filhos em Tempos Difíceis” e “Criando Adolescentes em Tempos Difíceis”, ambos da Summus Editorial. Outra transformação aparente no corpo, nessa fase, é o aparecimento de pelos pubianos e nas axilas. 

O momento ideal também pode ser notado pelo comportamento. “Paralelamente às transformações do corpo, mudam os interesses. Elas começam a reparar mais nos meninos e vivem essa dualidade entre ser criança e querer ser mulher”, fala Miriam.

A garota também pode apresentar conflitos em relação ao corpo, com dificuldade de escolher roupas, por exemplo. “Algumas sentem vergonha e acabam escondendo os seios atrás de camisetas largas”, diz Arlete. “Em geral, elas se acham feias e desproporcionais. Costumam sentir vergonha dos mamilos e muitas adquirem uma má postura, encolhendo-se para que eles não fiquem tão evidentes”, afirma Elizabeth.

Outras, menos tímidas, demonstram felicidade por estarem crescendo. “Encaram essa etapa como uma conquista”, diz Arlete. Por isso, é sempre bom lembrar que cada menina terá uma forma diferente de reagir às mudanças, bastando ficar atento a essas transformações para que o assunto seja abordado.

O modelo ideal

É importante que o desenvolvimento seja respeitado lentamente. Isso significa evitar modelos que tendem a modificar a estrutura do corpo, aumentando o tamanho dos seios, por exemplo, ou que pareçam mais eróticos. Apenas para não pular etapas do desenvolvimento da sexualidade.

Mas pode acontecer de a menina querer escolher um desses sutiãs mais parecidos com o que as mulheres adultas usam. “Muitas vezes, por estímulo ao consumo da mídia ou por status, as garotas dão preferência a esses modelos”, afirma Miriam, para que se pareçam (ou se sintam) mais velhas do que são.

Como é uma novidade na vida da garota, os modelos ideais para o início dessa fase são os de algodão e sem bojos. “Eles são confortáveis e devem ser simples”, diz Elizabeth. Se a nova peça do vestuário não marcar sob sua roupa fica mais fácil de a menina se adaptar.
 
De qualquer forma, é importante deixar a pré-adolescente ter a liberdade para escolher sua primeira peça. Caso aconteça de ela escolher modelos mais sexys, vale questionar a escolha. “A mãe pode perguntar por qual razão a filha quer determinado modelo, onde o viu e quem também tem”, diz Miriam.

A partir disso, deve-se orientar sobre as fases naturais do despertar da sexualidade e dizer que o modelo ainda não é apropriado. Mostre que existem muitas peças bonitas para essa idade, que não precisam alterar a forma do corpo.

Conversa sobre sexualidade

Com tantas mudanças, nada mais natural que surjam questionamentos em relação ao corpo, as sensações e ao novo universo que está se iniciando nessa fase da vida. “Quando a menina entra na puberdade, os laços afetivos entre ela e a mãe podem se estreitar, pois o feminino as aproxima”, diz Elizabeth.

Escolher o modelo do primeiro sutiã juntas, então, pode ser algo bastante proveitoso para abrir o diálogo sobre as questões da sexualidade e também para aumentar a cumplicidade. É um ótimo momento para iniciar papos de menstruação, primeira vez, namoro, intimidades e cuidados pessoais. “Além de orientar, tente entender as expectativas da sua pré-adolescente, os medos e as ansiedades que esse período traz”, afirma Arlete.

Assim, é possível dar à jovem as dimensão de gostar de si e do corpo. “Cuidar e respeitar esse corpo é uma relação de amor próprio que todos precisam viver.”