Adolescência

Amigos no Facebook podem induzir adolescentes a fumar e beber

Thinkstock
Adolescentes que veem fotos de amigos fumando e consumindo álcool são mais propensos a fumar e beber também, diz estudo Imagem: Thinkstock

Relax News

04/09/2013 12h45

Adolescentes que veem fotos de amigos fumando e consumindo álcool em redes sociais na internet, como Facebook e Myspace, são mais propensos a fumar e beber também, concluiu um estudo publicado em 3 de setembro de 2013 na edição online da revista "Journal of Adolescent Health",  nos Estados Unidos.

"Nosso estudo mostra que os adolescentes podem ser influenciados a fumar ou consumir álcool pelas imagens de seus amigos online", diz o principal autor do estudo Thomas Valente, da Universidade do Sul da Califórnia.

"Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que aplica métodos de análise das redes sociais para examinar como as atividades dos adolescentes nas redes sociais influenciam seu consumo de tabaco e álcool", afirma ele.

Valente e sua equipe tiraram essas conclusões de uma consulta feita com 1.563 estudantes do distrito de El Monte Union High School, no condado de Los Angeles, entre outubro de 2010 e abril de 2011.

Os cientistas observaram que o tamanho da rede virtual de amigos não é um fator importante associado a comportamentos de risco, mas que eles estavam relacionados com a exibição de fotos online de amigos em festas ou bebendo.

Os adolescentes que não tinham amigos próximos consumindo álcool eram mais propensos a ser afetados por uma exposição maior a fotos online que mostraram esta conduta. "A evidência sugere que o comportamento online dos amigos é uma fonte viável de influência nos pares", diz Grace Huang, um dos pesquisadores.

"Isto é importante saber, já que 95% dos adolescentes entre 12 e 17 anos nos Estados Unidos acessam a internet todos os dias, e 80% destes jovens usam as redes sociais online para se comunicar", afirma.

Entre os estudantes que responderam à entrevista, com idade média de 15 anos, cerca de dois terços eram hispânicos e quase um quarto eram asiáticos, mais ou menos a mesma distribuição étnica de El Monte.

Em abril de 2011, cerca de 30% dos entrevistados tinham fumado e mais da metade tinha ingerido pelo menos um gole de álcool.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
BOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
ESPNW
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
Vya Estelar
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
BBC
UOL Cinema
Folha de S. Paulo
UOL Educação - BBC
do UOL
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Disney Babble
BBC
do UOL
Folha de S. Paulo
do UOL
Redação
UOL Notícias - Educação - Enem
do UOL
Redação
Topo