Topo

Crianças que dormem mais têm menos tendência à obesidade

Estudo afirma que um período maior de sono pode ajudar a controlar o peso das crianças - Hung Chung Chih/Shutterstock
Estudo afirma que um período maior de sono pode ajudar a controlar o peso das crianças Imagem: Hung Chung Chih/Shutterstock

Relax News

05/11/2013 12h48

"Fast food", muitas horas na frente da televisão e refrigerantes açucarados podem não ser os únicos culpados pelo aumento dos índices de obesidade infantil.

Segundo estudo realizado por cientistas da Universidade de Temple, na Filadélfia (EUA), e publicado em 4 de novembro de 2013 no periódico "Pediatrics", dormir pouco também é um item bastante significativo para que isso aconteça.

O estudo foi feito com 37 crianças de oito a 11 anos de idade, sendo que mais de um quarto delas tinha sobrepeso ou sofria com a obesidade. 

Na primeira semana da pesquisa, as crianças dormiram a quantidade de horas normais. Na segunda, elas tinham seu tempo de sono reduzido ou aumentado aleatoriamente. Já na terceira, receberam um programa com o horário de ir para a cama oposto àquele da segunda semana.

Os resultados mostraram que quando as crianças dormiam por mais tempo, elas comiam cerca de 134 calorias a menos por dia e perdiam mais ou menos 200 gramas.

"Os resultados desse estudo sugerem que aumentar o sono noturno das crianças em idade escolar pode ter implicações importantes para a prevenção e tratamento da obesidade", diz a pesquisadora Chantelle Hart, da Universidade de Temple. "A função potencial do sono deve ser mais explorada."