Topo

Massagem sem orientação médica pode piorar fimose em crianças

Aos três anos de idade, 90% dos meninos já não apresentam mais fimose - Getty Images
Aos três anos de idade, 90% dos meninos já não apresentam mais fimose Imagem: Getty Images

Catarina Arimatéia

Do UOL, em São Paulo

12/02/2014 07h05

A fimose –incapacidade de o prepúcio (pele que cobre a glande ou cabeça do pênis) se retrair– é uma condição normal nos primeiros meses de vida do bebê e que tende a desaparecer naturalmente até os três anos, na maioria dos casos. Aos pais de meninos, cabe esquecer a recomendação de acelerar esse processo com massagens ou exercícios, uma conduta considerada ultrapassada, hoje, pelos especialistas.

ENTENDA O QUE É A FIMOSE

  • Arte/UOL

Segundo Luciano Alves Favorito, chefe do Departamento de Urologia Pediátrica da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) seccional do Rio de Janeiro e professor da Unidade de Pesquisa Urogenital da UFRJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), 90% dos meninos nascem com fimose, já que essa é uma proteção natural da glande. Aos seis meses, o número cai para 20%. Aos três anos, 90% dos garotos já não apresentam mais essa condição.

Como lidar

Segundo Favorito, os adultos que cuidam da criança devem evitar exercícios ou massagens de retração à força, que podem causar pequenos traumatismos, dor, inflamações e até sangramentos.

A cicatrização dos machucados provocados pela manipulação equivocada pode piorar a condição da fimose, pois a cicatriz leva a um estreitamento maior do anel do prepúcio.

“O que se deve fazer é manter a região com higiene adequada”, afirma o professor da UFRJ. Não limpar a área com atenção pode causar inflamações ou infecções, que também pioram a condição da fimose.

Marco Antônio Arap, médico do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, também alerta para o perigo de movimentar a pele do pênis sem uma recomendação profissional.

“Os exercícios, se forem indicados, devem ser sempre orientados por um especialista, já que existem situações em que o descolamento da pele é mais difícil ou pode provocar lesões penianas”, afirma. Além disso, o descolamento deve ser acompanhado periodicamente pelo urologista ou o pediatra.

Entre os problemas que uma massagem sem orientação profissional pode causar está a parafimose, que acontece quando a pele é puxada para trás e não consegue mais voltar sozinha.

Tratamentos

Quando o prepúcio não descola naturalmente, o médico pode indicar cremes à base de corticoides para ajudar no descolamento do prepúcio.

Na minoria dos casos, o tratamento tem indicação cirúrgica, mas o ideal é que a postectomia ou circuncisão (retirada do prepúcio), procedimento considerado simples, seja feita após a criança sair das fraldas. “O atrito entre o pênis e a fralda pode promover uma estenose, que é o estreitamento do canal por onde a urina passa”, afirma o urologista Arap, do Sírio Libanês.