Topo

Alimentos com vitaminas A e E também protegem contra gripes

Gripes e resfriados podem ser evitados com uma alimentação saudável e balanceada - Getty Images
Gripes e resfriados podem ser evitados com uma alimentação saudável e balanceada Imagem: Getty Images

Priscila Tieppo

Do UOL, em São Paulo

17/05/2014 08h15

Mudanças de temperatura, tempo seco e a chegada do outono e do inverno costumam desencadear gripes e resfriados, principalmente em crianças. A chave para a prevenção e melhora dos sintomas pode estar na alimentação e em alternativas naturais.

Além de ingerir vitamina C por meio de sucos e frutas, como laranja e limão, a pediatra Filumena Gomes, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, indica alimentos ricos em vitamina A (ovos, queijos, leite, cenoura, pimentão vermelho, manga, melão, pêssego, damasco, espinafre e couve) e em vitamina E (soja, cereais integrais e abacate). “São protetores dos danos das células, prolongam a vida e melhoram a imunidade”, afirma.

A nutricionista e professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Anita Sachs recomenda alimentação balanceada, não pular nenhuma refeição de sal (almoço e jantar) e muita água para as crianças adoentadas.

“Recomendo duas porções de verduras e cinco de frutas por dia. Uma dessas frutas deve ser fonte de vitamina C, como mexerica, caju, goiaba, acerola, manga e mamão. Ingerir muita água, inclusive sucos, e engrossar as sopas com batata ou abóbora, por exemplo”, diz.

A alimentação mais reforçada, como descrita acima, é recomendada após os seis meses de vida da criança e deve ser acompanhada por um pediatra. Antes disso, quando o leite materno é a única fonte de alimento, especialista recomendam que as mães se vacinem.

“A imunidade da vacina passará por meio do leite materno para o bebê. Após os seis meses da criança, a vacinação é obrigatória até os cinco anos e deve ser tomada”, afirma Filumena Gomes.

Além desses cuidados, os especialistas indicam que as crianças evitem ambientes fechados e lotados em época com maior incidência de gripe e resfriado e lavem sempre as mãos.

“Transportes lotados, locais com aglomerações e shoppings devem ser evitados”, diz a pediatra do Hospital das Clínicas.

O gengibre pode ser um aliado no combate à gripe e na prevenção dela, já que fortalece a imunidade, de acordo com Filumena Gomes.

“O gengibre melhora a função respiratória e pode ser acrescentado nos sucos das crianças acima de seis meses”, diz. Já o mel só pode ser consumido após um ano de idade.