Infância

Má postura e marcas nos ombros são sinais de mau uso da mochila

Getty Images
Para evitar excesso de peso, pais devem orientar filhos na arrumação da mochila Imagem: Getty Images

Andrea Giusti

Do UOL, em São Paulo

As mochilas escolares fazem parte da rotina de crianças e adolescentes. Ao comprarem um modelo para o filho, os pais, no entanto, devem estar atentos a detalhes que vão além da aparência do produto. Carregada de cadernos e livros, a mochila pode causar dores nas costas, nos ombros e lordose (curvatura excessiva da coluna espinhal), quando usado de maneira errada.

Os dois modelos existentes no mercado, a mochila de colocar nas costas e a versão com rodinhas, devem seguir normas de peso e modo de uso para a criança manter a postura ideal. "O carrinho seria menos problemático, mas, socialmente, as crianças já não querem usar, principalmente as mais velhas. Então, o ideal é contornar a situação usando a opção das costas adequadamente", declara o ortopedista pediátrico Claudio Santili, ex-presidente da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).

Peso

Mesmo vazia, a mochila precisa ter uma estrutura leve. "O material a ser transportado não deve ultrapassar 10% do peso da criança", diz Luiz Carlos de Andrade Junior, ortopedista pediátrico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. "Quando a criança inclina o tronco, é um indicativo de que está ultrapassando o limite. A mochila não pode causar posturas compensatórias, marcas avermelhadas, dores ou cansaço", fala o profissional.

O cinto de segurança (que une as alças da mochila na altura da barriga) deve ser afivelado, e não ficar pendurado. Além de manter a carga junto ao tronco, a medida também diminui o esforço. "O que é mais pesado deve ir perto do corpo, assim, não tenderá a puxá-lo para trás", afirma Santili. Os adultos têm de ficar atentos na hora da arrumação e ensinar a criança a separar apenas o material necessário do dia.

Modo de usar

Ao comprar o modelo para colocar nas costas, prefira aqueles que têm alças largas, com, no mínimo, quatro centímetros de largura, e acolchoadas. "O grande problema é quando a mochila é usada em apenas um dos ombros. A musculatura que dá suporte à estrutura óssea é pressionada e pode causar dor nas costas, nas articulações e na região lombar e desvio postural, se for carregada por um tempo prolongado", fala o ortopedista Santili.

A mochila deve ser regulada no nível da cintura. Muito abaixo das nádegas, como adolescentes costumam usar, tende a tracionar a coluna para equilibrar o peso. "Quanto mais baixa estiver, mais sobrecarregados ficarão os ombros", diz o fisiatra Daniel Pimentel, do Hospital do Coração, também na capital paulista.

Rodinhas

Se a opção for a mochila com rodinhas, é preciso analisar o acesso na escola para o transporte não se tornar uma dificuldade. Calçadas esburacadas ou íngremes e escadas podem provocar quedas, por exemplo.

Segundo Andrade Junior, o uso de mochilas com rodinhas é mais confortável, porém o comprimento do puxador deve ficar na altura dos quadris da criança, para evitar que ela se incline para puxar. Também é indicado revezar o ato de puxar entre o braço direito e o esquerdo, para não sobrecarregar os ombros e prevenir torção do tronco.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Notícias - Cotidiano
do UOL
UOL Notícias - Cotidiano
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
Disney Babble
BBC
Gravidez e Filhos
Gravidez e Filhos
Folha de S. Paulo
do UOL
Gravidez e Filhos
Gravidez e Filhos
do UOL
Ana Maria
Gravidez e Filhos
do UOL
It Mãe
Vya Estelar
UOL Notícias - Educação - Redação
BBC
Público
Revista Ana Maria
Disney Babble
do UOL
BBC
do UOL
Guia do Bebê
Folha de S. Paulo
Maternar
It Mãe
do UOL
Disney Babble
Folha de S. Paulo
Topo