Topo

Filho desobediente tem mais chances de se tornar CEO de empresa, diz estudo

Aluno que apronta na escola são mais propensos a se tornarem líderes - Getty Images
Aluno que apronta na escola são mais propensos a se tornarem líderes Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 15h48

 

Segundo um novo estudo da Universidade do Estado do Kansas, nos Estados Unidos, as crianças que dão trabalho para os pais e professores podem surpreendê-los no futuro. É que maioria delas tem o “gene CEO”, que os tornam mais propensos a dirigir uma grande empresa na vida adulta.

Os cientistas relataram no estudo, publicado no periódico britânico “The Leadership Quarterly”, que uma sequência genética particular está associada com um desejo das crianças de quebrar regras. É a mesma informação genética encontrada em diretores-executivos com perfil de liderança.

Para o estudo, os psicólogos analisaram dados de 13 mil pessoas para descobrir a influência do DAT1, o gene responsável pelo transporte de dopamina para o cérebro. A dopamina é um neurotransmissor que ajuda a controlar as respostas que o cérebro dá em situações de recompensa e prazer.

Eles descobriram que, em crianças, o DAT1 leva a um comportamento desobediente, mas não violento nem criminoso. Esse mesmo gene fornece qualidades de liderança positivas em adultos, que, muitas vezes, são responsáveis por gerir grandes empresas.

Segundo os psicólogos, as pessoas com DAT1 aprendem desde cedo a desafiarem os limites. De acordo com Wendong Li, professor-assistente de ciências psicológicas e autor do estudo, uma criança desobediente tem mais chances de se tornar um líder na vida adulta, pois esse tipo de comportamento permite que ela explore mais os limites e aprenda coisas novas.

Como em todo estudo relacionado à genética, há ressalvas: a presença desse gene pode ter efeitos tanto positivos quanto negativos na hora de desenvolver a liderança, já que ele também pode influenciar um comportamento egoísta e arisco.

O professor diz que os diferentes resultados podem ser influenciados pelo ambiente no qual a criança vive, pois se ela for desobediente, mas tiver pais que a apoiam e a habilidade de trabalhar em grupo, será mais propensa a se tornar líder.