Topo

Semana de Aleitamento quer estimular amamentação após licença-maternidade

Evento quer conscientizar sobre a importância do aleitamento materno - Divulgação
Evento quer conscientizar sobre a importância do aleitamento materno Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 17h20

 

Voltar a trabalhar e seguir com o aleitamento materno não é uma tarefa fácil. Muitas mulheres optam por introduzir leite de fórmula na alimentação do bebê, por falta de apoio ou pelas dificuldades para manter a amamentação. A SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno), que vai de 1º a 7 de agosto, tem como tema "Amamentação e trabalho - para dar certo o compromisso é de todos".

O evento, que acontece desde 1992 e é organizado pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action), tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e estimular as mulheres a continuar a amamentação depois do fim da licença-maternidade.

A SMAM também enfatiza a importância das salas de amamentação, locais criados para que as mães possam tirar o leite. Poucas empresas oferecem às funcionárias um espaço com poltrona, tomada, pia e geladeira para armazenar o alimento.

As mulheres que trabalham têm direito a dois intervalos de 30 minutos durante a jornada profissional, para fazer a ordenha ou dar de mamar à criança --se ela estiver próxima ao local de trabalho da mãe. As pausas são permitidas até que o bebê complete seis meses de vida, e não podem ser descontadas da remuneração nem do horário de almoço da funcionária.

No dia da abertura da SMAM (1º), mais de 50 cidades realizarão a "Hora do Mamaço". O evento, organizado pelo grupo do Facebook "Aleitamento Materno Solidário", faz parte das comemorações da semana temática. Em São Paulo, ele vai acontecer no parque da Aclimação, e, no Rio, no Caminho Niemeyer. A programação completa das cidades participantes está disponível no blog do evento.

Além de conscientizar sobre os benefícios da amamentação para os bebês, o "mamaço" também defende a ampliação da licença-maternidade para facilitar a amamentação das mães que trabalham.

Várias cidades terão programação especial para celebrar a SMAM, com oficinas e atividades gratuitas.