Gravidez e filhos

Pode arrancar dentes de leite? Especialistas respondem

Getty Images
O dente de leite pode ser retirado em casa, mas é preciso tranquilizar a criança Imagem: Getty Images

Fernanda Carpegiani

Do UOL, em São Paulo

 

O primeiro dente de leite fica mole por volta dos seis anos, mas a idade pode variar de uma criança para outra. O fato é que, quando acontecer, você vai se perguntar se deve dar uma força para a mãe natureza e arrancar o dente do seu filho de uma vez. A resposta correta é: embora não seja necessária, a remoção caseira pode ser feita, desde que se tome alguns cuidados.

A troca dos dentes de leite pelos permanentes acontece naturalmente até os 12 anos, aproximadamente. "Quando o dente começa a amolecer é comum as crianças brincarem de mexer. Isso é um estímulo, mas o tempo para cair não é imediato. Ele passa por um processo chamado de reabsorção e deposição óssea, para que haja a erupção do novo dente", explica a odontopediatra Deisi Damin, cirurgiã-dentista do Hospital da Criança Santo Antônio, que faz parte do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS).

O problema é que o dente mole pode atrapalhar bastante na hora de falar, comer e escovar os demais, além de causar sangramentos e dores no local. "Para amenizar o desconforto, ofereça alimentos menos fibrosos e duros para a criança", fala a odontopediatra Lucia Matsumura, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). 

Arrancar x trocar

Outra opção é remover o dente em casa mesmo. O primeiro passo é tranquilizar a criança. "Não gosto do termo arrancar e, sim, 'ajudar o dente a sair' ou 'trocar'. Falar em 'arrancar' pode gerar medo e ansiedade", afirma a odontopediatra Dóris Rocha Ruiz,  diretora de orientações aos pais e crianças da ABO (Associação Brasileira de Odontopediatria) e autora de livros infantis como “Dentista Não É Coisa do Outro Mundo” e "O Troca-Troca dos Dentes” (ambos da Santos Editora). O importante é se certificar de que o dente está bem mole e solto. "Dentes firmes necessitam de anestesia local e procedimento especializado. Se for o caso, leve ao odontopediatra", fala Doris.

Esqueça a ideia de amarrar uma linha à maçaneta da porta. Primeiro, lave bem as mãos e use uma gaze ou um pano de boca limpos. Então, segure o dente com firmeza e faça uma pequena tração, girando o dente até que ele se solte. "Tomar água gelada ou sorvete antes e depois dá uma pequena sensação anestésica", afirma Dóris. Depois, seque o local com gaze, comprimindo um pouco para evitar sangramento, e diga para seu filho não correr muito nem ficar exposto ao sol.

Uma remoção caseira ruim pode causar traumas psicológicos ou físicos, como fratura dentária e sangramento excessivo. Mas caindo naturalmente ou não, o dente permanente só vai nascer torto se não houver espaço suficiente na arcada dentária ou se ele estiver em uma posição incorreta desde o seu desenvolvimento.

Doe os dentes do seu filho

Você sabia que a doação de dentes auxilia pesquisas científicas? O Biobanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo) recebe dentes de leite ou permanentes, sadios e com cáries, desde que estejam limpos e guardados em soro fisiológico ou água destilada.

É possível enviá-los pelo correio de qualquer lugar do país para o endereço abaixo:

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, Cidade Universitária, São Paulo (SP)
CEP 05508-900

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo