Topo

Adolescentes lidam melhor com as finanças do que jovens adultos, diz estudo

A pesquisa surpreendeu por mostrar que os adolescentes são muito racionais - Getty Images
A pesquisa surpreendeu por mostrar que os adolescentes são muito racionais Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/09/2015 15h35

Um estudo da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA), demonstrou que adolescentes entre dez e 16 anos são mais racionais no uso do dinheiro do que jovens adultos. As informações são do jornal americano "Daily Mail".

O resultado surpreendeu os pesquisadores por bater de frente com o senso comum de que os adolescentes são muito instáveis e impulsivos por conta das mudanças hormonais às quais estão sujeitos.

Na pesquisa, os participantes eram apresentados a três cenários, cada um com possibilidades diferentes de perdas e ganhos. Enquanto jovens em torno de 22 anos faziam escolhas baseadas em raciocínios simples, sem levar em conta os ganhos potenciais, os adolescentes calculavam cada possibilidade de ganho, minimizando as chances de perdas.

Segundo Scott Huettel, professor de psicologia e neurociência e autor do estudo, está na hora de os pais confiarem mais na capacidade dos filhos adolescentes para gerir suas finanças e tomar decisões relacionadas ao uso do dinheiro no dia a dia.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/quiz/2014/05/22/seu-filho-adolescente-e-responsavel.htm')