Topo

Mulheres que fizeram cesárea falam sobre as duras críticas recebidas

Beatriz Vichessi

Colaboração para o UOL

10/11/2015 07h15

A crescente onda em defesa do parto normal, principalmente nas redes sociais, em que grupos de mulheres trocam informações, pedem conselhos umas às outras e contam suas experiências, também é responsável por fazer vítimas. Duas mulheres, cujo tipo de parto foi a cirurgia cesariana, contam as críticas que receberam por causa disso e como se sentiram.

Egle Cuzziol, 33 anos, consultora de planejamento e distribuição de veículos, de São Bernardo do Campo (SP), mãe de Mateus, 1 ano e 10 meses.

"Esperei pelo parto normal com apoio do meu marido e do obstetra até 40 semanas. Minha filha estava encaixada e eu não tinha ainda dilatação. E queria esperar. Mas tenho um problema na coluna --hérnia de disco lombar e sacral-- e nessa reta final da gravidez tive um travamento na coluna, com inflamação de nervo ciático. Não conseguia nem andar. Liguei para o obstetra. Como não podia tomar muitos remédios, tomei um para aliviar a dor um pouco e fiz duas sessões de acupuntura, mas a dor persistia. Com medo de entrar em trabalho de parto nessas condições, o médico propôs e me convenceu que, naquele cenário, o melhor era a cesárea. Ele disse que eu não aguentaria o parto natural, não conseguiria fazer a força necessária para o bebê nascer devido à dor. Minha família compreendeu a questão, mas alguns amigos reprovaram minha decisão de seguir como paciente dele. Algumas amigas defensoras do parto normal me condenaram bastante. Elas diziam que o parto é da mulher, é natural. Depois que minha filha nasceu, elas falavam que eu devia ter deixado a natureza agir. Fui chamada de fraca, elas me disseram que, na hora do parto, eu teria esquecido a dor na coluna. Fico me perguntando se alguém já sentiu a dor do nervo ciático inflamado. De tanto ser criticada, quase me convenci que tinha sido fraca. Às vezes, respondia ao que ouvia, mas percebi que não adiantava nada e acabei parando, o que foi bom, porque fez com que eu parasse de me incomodar tanto."

Camila Rodrigues Taddone, 34 anos, educadora física e psicomotricista, de São Paulo, mãe de Lara, 5 meses.