Topo

Quer engravidar? Transe mesmo fora do período fértil

Mudanças no sistema imunológico feminino teriam relação com maior fertilidade - Getty Images
Mudanças no sistema imunológico feminino teriam relação com maior fertilidade Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/11/2015 11h40

 

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, confirmaram que fazer sexo durante todo o ciclo menstrual, e não somente no período fértil, aumenta as chances de haver concepção.

A explicação parece estar relacionada ao modo como o sistema imunológico feminino funciona. Isso porque há um risco grande de os espermatozoides, e mesmo o óvulo fecundado, serem rejeitados pelo organismo da mulher como corpos estranhos. Quando a gravidez ocorre, significa que as defesas da mãe “baixaram a guarda”, o que sugere haver algum gatilho para que isso aconteça.

A recomendação de que um casal que está tentando engravidar pratique sexo regularmente é comum, explica o médico Tierney Lorenz, responsável pelo estudo, mas a ciência ainda não sabe explicar com certeza de que maneira isso pode aumentar as chances de concepção.

Estudos anteriores chegaram a resultados contraditórios sobre as mudanças no sistema imunológico feminino durante o ciclo menstrual. Para Lorenz, isso deve ter acontecido porque os pesquisadores não investigaram a regularidade da prática sexual do casal. O médico acredita que ocorram mudanças no organismo daquelas que praticam sexo mais vezes.

Lorenz testou marcadores biológicos em dois grupos de mulheres, metade delas era sexualmente ativa em todo o ciclo menstrual. Entre as participantes desse grupo, foi detectada uma diminuição dos anticorpos e dos linfócitos T, responsáveis por “exterminar” o material identificado como estranho. Em outras palavras, quanto mais sexo uma mulher pratica, mais aberto seu sistema imunológico está a permitir que a gravidez ocorra.

As mulheres que usaram preservativo nas relações experimentaram as mesmas variações em seu sistema imunológico, mas em uma extensão menor. Os cientistas acreditam que vários fatores contribuam para que isso ocorra e o contato com o esperma seria apenas um deles.