Topo

Escola da Escócia faz crianças correrem 1,6 km por dia contra a obesidade

Crianças correm em escola na Escócia - Terry Scott/Splash News/Reprodução
Crianças correm em escola na Escócia Imagem: Terry Scott/Splash News/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/03/2016 13h48

 

Nos últimos quatro anos, os professores da escola infantil St. Ninians, na cidade de Stirling, Escócia, têm levado seus alunos para correr uma milha (1,6 km) todos os dias para combater a obesidade. As informações são do jornal britânico “Daily Mail”.

O exercício tem melhorado não apenas o condicionamento físico das crianças, mas também seu comportamento, explicam os educadores.

A escola construiu um circuito interno para facilitar a atividade, que pode ser feita no intervalo entre as aulas. Apenas a chuva forte e a neve as impedem de correr. Até mesmo as crianças com dificuldade de locomoção são estimuladas a participar.

Um dos pontos altos do programa, explica a treinadora Elaine Wyllie, é que os alunos realmente gostam do exercício. “Eles retornam de olhos brilhantes e bochechas rosadas, como as crianças costumavam ser.”

O sucesso e a popularidade da iniciativa podem fazer com que ela se torne uma política nacional no Reino Unido. Até o momento, centenas de instituições de ensino infantil na Grã-Bretanha adotaram a corrida diária como forma de combater a obesidade.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade infantil é um grave problema de saúde pública em todo o mundo e um dos principais desafios em saúde global do século 21.

Uma em cada dez crianças é obesa quando chega à pré-escola, aos quatro anos, e um terço delas sofre de obesidade ou sobrepeso quando deixa o ensino infantil.

A recomendação dos especialistas é que as crianças exercitem-se durante uma hora por dia para que se mantenham saudáveis.

Pesquisadores da Universidade de Stirling estão realizando um estudo comparativo entre as crianças da escola e outras que não praticam atividades físicas. O objetivo é verificar os benefícios da corrida para o humor e a aprendizagem infantil.