Gravidez e filhos

"No 2º filho, a gente lida melhor com a culpa", afirma Fernanda Rodrigues

Divulgação
Depois da 2ª gestação, Fernanda se sentiu menos angustiada e culpada Imagem: Divulgação

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

18/05/2016 16h38

Após muitos pedidos da filha, Luisa, Fernanda Rodrigues e o marido, Raoni Carneiro, resolveram dar um irmãozinho à menina e tiveram o segundo filho, Bento, em fevereiro. "Ter o segundo filho é muito diferente. Você lida melhor com o medo e as inseguranças. Com a Luisa, ficava muito tensa, mas agora estou tirando mais de letra. Sei o que funciona, o que não dá certo e o que é frescura", afirmou a atriz e apresentadora durante o lançamento de um novo medicamento infantil mastigável, nesta quarta-feira (18), em São Paulo.

Além disso, Fernanda conta que está lidando com a culpa de forma diferente. "Na segunda gestação, você já entende que a vida continua, que tem seu trabalho, suas coisas e que não é menos mãe ou ama menos seus filhos por causa disso. No primeiro filho, lidar com essa questão é mais tenso, eu ficava muito angustiada", falou.

Quando resolveu engravidar, a atriz ouviu de muita gente que a diferença de idade entre Luisa e o segundo filho poderia ser um problema. "Mas os seis anos de diferença foram bons, pois ela está curtindo o irmão. Sente-se responsável por ele. Ela me ajuda a cuidar, troca fralda e no banho. Está sendo muito legal", contou a apresentadora.

Para Fernanda, a filha está em uma fase mais questionadora e curiosa, querendo participar das conversas. "Ela está virando uma mocinha, inserida nas nossas conversas e nas nossas vidas. Estou amando essa fase, pois a gente está amiga. Ela me pergunta coisas, está mais próxima."

Atualmente, a atriz está amamentando Bento e pretende seguir com a amamentação o máximo que conseguir. "A Luisa mamou até 11 meses e, quando ela não quis, não sofri. Com o Bento pretendo amamentar o máximo que conseguir. Quero estimular cada vez mais mulheres a amamentar. Existe muita gente que abre mão sem nem tentar, pois acha que o peito vai cair ou quer malhar. Acho uma pena, pois a amamentação é um vínculo incrível entre mãe e filho."

Para manter a amamentação, a atriz ainda não retomou a rotina de atividades físicas e credita a boa forma três meses após o nascimento do bebê justamente a dar o peito. "Não engordei muito na gestação. Logo depois do parto, consegui emagrecer e, como estou amamentando muito, sinto que estou secando. Claro que também tem a questão genética. Mas no momento minha preocupação não é ficar sarada."

Fernanda também destaca a importância da participação de Raoni na vida dos filhos. "Ele é muito participativo, vai em todas as consultas e tento inserir ele no mundinho dos dois. Acho importante que o pai esteja presente e seja inserido nesse universo."

No evento, a apresentadora também relembrou os "perrengues" do pós-parto. "Tinha esquecido de tudo nesses seis anos. Foi muito cansativo, pois ainda tinha de cuidar da Luisa também. Tinha essa jornada dupla. Não glamurizo a maternidade, foram quase dois meses sem dormir, com o peito doendo. Acho que os dois primeiros meses são exaustivos e depois você tira uma força do além para sua maternidade se desenvolver e deslanchar."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Estadão Conteúdo
Topo