Topo

Sling sem segredos: aprenda a usar o acessório que conecta pais e bebês

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 07h10

Feito para ajudar os pais a carregarem o bebê no colo, o sling acaba sendo também uma forma de adultos e crianças se conectarem. De acordo com Ariane Chiebao, doula e proprietária da Aurora Sling --que fabrica o acessório--, o uso da peça auxilia nos três primeiros meses de vida da criança, que seria o “quarto trimestre” ou exterogestação, período necessário para que ela se adapte à realidade fora do útero.

Atualmente o mercado disponibiliza diversos tipos de slings, no entanto, não importa qual o modelo, o tecido é o mais importante antes de optar pela compra.

"Se o tecido não der a sustentação ideal, o bebê pode não ficar na posição correta, o que pode deixá-lo desconfortável. Além disso, o ponto de gravidade e equilíbrio de quem está carregando também saem do eixo, ou seja, prejudica o adulto e a criança", afirma Ariane.

O carregador "wrap" é o mais versátil, pois atende desde recém-nascidos até bebês de dois anos. Ele tem mais de 60 opções de amarrações diferentes para deixar a criança em uma posição ergonômica e confortável.

"Se a peça for de malha, só pode ser usada por crianças de até dez quilos, pois, se o bebê tiver mais do que isso, o sling cederá. Os de elástico são mais fáceis de ajustar, principalmente para quem está começando a usar o acessório. Podem ser utilizados por crianças de seis meses a um ano", fala Ariane.

Mas o tecido mais indicado é o plano, pois ele pode ser utilizado a partir de qualquer idade, tamanho e peso. "O tecido plano com gramatura é um pouco mais grosso. Aparentemente, parece mais quente, só que, na realidade, é mais fresco do que a malha, tanto para a criança quanto para quem carrega", diz Ariane.

Já o sling de argola também precisa ser confeccionado em um tecido plano para proporcionar mais conforto ao carregar o bebê. A peça é recomendada para crianças de até três anos e é considerada curinga por ser assimétrica.

"Ele tem um tamanho único para qualquer bebê e é completamente ajustável. Uma questão importante é com relação às argolas, que idealmente devem ser de alumínio e sem emendas. Os aros com emenda não são recomendáveis, pois dificultam os ajustes", afirma Ariane.

O apoiador "pouch" é voltado para aqueles bebês que sentam e sustentam a coluna. Ao usá-lo, não é possível colocar a criança no apoio e soltá-la. "Os tamanhos variam de acordo com o tamanho das costas de quem usará o apoiador e ele não permite ajustes mais personalizados para o bebê", diz.