Infância

8 ideias para trazer um clima de casa na árvore para o quarto infantil

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL

Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore? O desejo se tornou realidade para essas crianças, que ganharam quartos muito mais divertidos. Conheça os projetos:

Atmosfera de sonho

MCA Estúdio/Divulgação
Imagem: MCA Estúdio/Divulgação

Passar uma noite em uma casa na árvore deve ser uma aventura inesquecível. Foi com esse cenário em mente que a arquiteta Nayara Macedo projetou este quarto para um menino. A profissional optou por paredes pintadas com um azul bem profundo, para criar uma atmosfera misteriosa. A profissional também usou adesivos nas paredes e delicadas bolas de luz. Presas em um cordão, essas “estrelas de mentirinha” ficam enroscadas na parte superior da casinha de madeira que envolve o colchão.

Sob medida

Divulgação
Imagem: Divulgação

Para dar um clima de casa na árvore para este quarto, os arquitetos do escritório Egg Interiores investiram na marcenaria sob medida. Com 14 m², o espaço projetado para uma menina conta com área para brincar no alto e espaços para armazenamento no solo, além de um escorregador e de uma escada com cordas, que conectam os dois níveis.

Beliche rústico

Divulgação/Pottery Barn Kids
Imagem: Divulgação/Pottery Barn Kids

Se os beliches comuns já são bastante divertidos para as crianças, imagine este modelo que tem uma casinha no andar superior. Concebida para criar para a criança uma atmosfera de refúgio, a peça é construída com pinho e tem acabamento rústico, com tábuas de compensado de madeira. Nos Estados Unidos, o móvel pode ser adquirido em lojas como a Pottery Barn Kids. A parte superior do beliche é indicada somente para uso de crianças com mais de seis anos.

 

 

Inspirada na internet

Pinterest/Reprodução
Imagem: Pinterest/Reprodução

Julia Leonard, de Raleigh, na cidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, é uma mãe, fotógrafa e blogueira cheia de ideias e vocação para o “faça você mesmo”. Ela queria uma cama especial para a filha de dois anos. Depois de buscar algumas inspirações com amigos e na internet, criou este móvel com tábuas de madeira cortadas irregularmente. A intenção era construir uma autêntica casa na árvore só que dentro de casa. As cores --laranja por fora e azul por dentro-- foram escolhidas pela menina que é dona do espaço.

 

 

 

 

Refúgio para brincadeiras

Henrique Queiroga/Divulgação
Imagem: Henrique Queiroga/Divulgação

Como muitas crianças, a dona deste quarto sonhava com um espaço que tivesse um quê de casa na árvore. Para atendê-la, a designer de interiores Fabiana Visacro projetou uma casinha de madeira na cabeceira da cama, que serve como um cantinho especial para brincadeiras. Elementos como a cortina de fibra e a árvore em madeira --que funciona como estante de livros-- ajudam a levar um pouco da natureza para o ambiente.

Como na floresta

MCA Estúdio/Divulgação
Imagem: MCA Estúdio/Divulgação

Quando projetaram essa brinquedoteca, a designer Fernanda Pizarro e a arquiteta Isabela Azambuja queriam criar um espaço divertido e estimulante. Com muita simplicidade e referências às construções típicas das florestas, o ambiente incorpora vários itens produzidos a partir do reaproveitamento de materiais. É o caso das madeiras que estruturam a casinha de brincar e dos pneus transformados em balanço. O ambiente foi projetado para a mostra Morar Mais por Menos, realizada no Rio de Janeiro, em 2013.

Cama divertida

Kids Factory/Divulgação
Imagem: Kids Factory/Divulgação

Esta cama elevada e envolvida por uma casinha de madeira foi criada pela designer Marjan Godrie para transformar o quarto de dormir em um espaço de aventuras. Com direito a telhado e janelas, o móvel pode ser personalizado para assumir estilos variados, desde uma delicada casinha nórdica a um forte, passando por um bangalô praiano. O acesso ao colchão se dá por uma escada. Por isso, este tipo de móvel é indicado para crianças maiores de seis anos.

 

 

 

 

Calvin e Haroldo

Jarkko Vertanen/Divulgação
Imagem: Jarkko Vertanen/Divulgação

Os simpáticos personagens da tirinha Calvin e Haroldo serviram de tema para a ambientação deste quarto na Finlândia, que pertence a um menino. Para tornar o projeto ainda mais especial, o local ganhou uma cama desenhada pelo pai do garoto, construída em madeira, e que simula uma fortaleza. O móvel complementa o desenho adesivado na parede e é acessado por uma escada em miniatura e por um escorregador.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Notícias - Cotidiano
do UOL
UOL Notícias - Cotidiano
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
Disney Babble
BBC
Gravidez e Filhos
Gravidez e Filhos
Folha de S. Paulo
do UOL
Gravidez e Filhos
Gravidez e Filhos
do UOL
Ana Maria
Gravidez e Filhos
do UOL
It Mãe
Vya Estelar
UOL Notícias - Educação - Redação
BBC
Público
Revista Ana Maria
Disney Babble
do UOL
BBC
do UOL
Guia do Bebê
Folha de S. Paulo
Topo