Topo

8 ideias para trazer um clima de casa na árvore para o quarto infantil

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL

22/11/2016 07h05

Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore? O desejo se tornou realidade para essas crianças, que ganharam quartos muito mais divertidos. Conheça os projetos:

Atmosfera de sonho

Projeto de casa na árvore feito pela arquiteta Nayara Macedo  - MCA Estúdio/Divulgação - MCA Estúdio/Divulgação
Imagem: MCA Estúdio/Divulgação

Passar uma noite em uma casa na árvore deve ser uma aventura inesquecível. Foi com esse cenário em mente que a arquiteta Nayara Macedo projetou este quarto para um menino. A profissional optou por paredes pintadas com um azul bem profundo, para criar uma atmosfera misteriosa. A profissional também usou adesivos nas paredes e delicadas bolas de luz. Presas em um cordão, essas “estrelas de mentirinha” ficam enroscadas na parte superior da casinha de madeira que envolve o colchão.

Sob medida

Projeto dos arquitetos do escritório Egg Interiores  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para dar um clima de casa na árvore para este quarto, os arquitetos do escritório Egg Interiores investiram na marcenaria sob medida. Com 14 m², o espaço projetado para uma menina conta com área para brincar no alto e espaços para armazenamento no solo, além de um escorregador e de uma escada com cordas, que conectam os dois níveis.

Beliche rústico

Beliche em formato de casinha da Pottery Barn Kids  - Divulgação/Pottery Barn Kids  - Divulgação/Pottery Barn Kids
Imagem: Divulgação/Pottery Barn Kids

Se os beliches comuns já são bastante divertidos para as crianças, imagine este modelo que tem uma casinha no andar superior. Concebida para criar para a criança uma atmosfera de refúgio, a peça é construída com pinho e tem acabamento rústico, com tábuas de compensado de madeira. Nos Estados Unidos, o móvel pode ser adquirido em lojas como a Pottery Barn Kids. A parte superior do beliche é indicada somente para uso de crianças com mais de seis anos.

 

 

Inspirada na internet

Casinha feita por uma mãe blogueira com inspirações achadas na internet - Pinterest/Reprodução - Pinterest/Reprodução
Imagem: Pinterest/Reprodução

Julia Leonard, de Raleigh, na cidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, é uma mãe, fotógrafa e blogueira cheia de ideias e vocação para o “faça você mesmo”. Ela queria uma cama especial para a filha de dois anos. Depois de buscar algumas inspirações com amigos e na internet, criou este móvel com tábuas de madeira cortadas irregularmente. A intenção era construir uma autêntica casa na árvore só que dentro de casa. As cores --laranja por fora e azul por dentro-- foram escolhidas pela menina que é dona do espaço.

 

 

 

 

Refúgio para brincadeiras

Projeto da designer de interiores Fabiana Visacro  - Henrique Queiroga/Divulgação - Henrique Queiroga/Divulgação
Imagem: Henrique Queiroga/Divulgação

Como muitas crianças, a dona deste quarto sonhava com um espaço que tivesse um quê de casa na árvore. Para atendê-la, a designer de interiores Fabiana Visacro projetou uma casinha de madeira na cabeceira da cama, que serve como um cantinho especial para brincadeiras. Elementos como a cortina de fibra e a árvore em madeira --que funciona como estante de livros-- ajudam a levar um pouco da natureza para o ambiente.

Como na floresta

Brinquedoteca criada pela designer Fernanda Pizarro e pela arquiteta Isabela Azambuja  - MCA Estúdio/Divulgação - MCA Estúdio/Divulgação
Imagem: MCA Estúdio/Divulgação

Quando projetaram essa brinquedoteca, a designer Fernanda Pizarro e a arquiteta Isabela Azambuja queriam criar um espaço divertido e estimulante. Com muita simplicidade e referências às construções típicas das florestas, o ambiente incorpora vários itens produzidos a partir do reaproveitamento de materiais. É o caso das madeiras que estruturam a casinha de brincar e dos pneus transformados em balanço. O ambiente foi projetado para a mostra Morar Mais por Menos, realizada no Rio de Janeiro, em 2013.

Cama divertida

Casinha de madeira foi criada pela designer Marjan Godrie  - Kids Factory/Divulgação - Kids Factory/Divulgação
Imagem: Kids Factory/Divulgação

Esta cama elevada e envolvida por uma casinha de madeira foi criada pela designer Marjan Godrie para transformar o quarto de dormir em um espaço de aventuras. Com direito a telhado e janelas, o móvel pode ser personalizado para assumir estilos variados, desde uma delicada casinha nórdica a um forte, passando por um bangalô praiano. O acesso ao colchão se dá por uma escada. Por isso, este tipo de móvel é indicado para crianças maiores de seis anos.

 

 

 

 

Calvin e Haroldo

Projeto finlandês inspirado nos personagens dos quadrinhos Calvin e Haroldo - Jarkko Vertanen/Divulgação - Jarkko Vertanen/Divulgação
Imagem: Jarkko Vertanen/Divulgação

Os simpáticos personagens da tirinha Calvin e Haroldo serviram de tema para a ambientação deste quarto na Finlândia, que pertence a um menino. Para tornar o projeto ainda mais especial, o local ganhou uma cama desenhada pelo pai do garoto, construída em madeira, e que simula uma fortaleza. O móvel complementa o desenho adesivado na parede e é acessado por uma escada em miniatura e por um escorregador.