Adolescência

Comoção desmedida de fãs piora sofrência de Larissa Manoela e João

Reprodução/Instagram lmanoelaoficial
Ao anunciar término, Larissa Manoela e João Guilherme causaram comoção entre o público adolescente Imagem: Reprodução/Instagram lmanoelaoficial

Do UOL

07/12/2016 11h45

João Guilherme, 14, e Larissa Manoela, 15, protagonistas da novela “Cúmplices de um Resgate” (SBT), anunciaram o término do namoro de “um ano, dois meses e 20 dias” –como os próprios fizeram questão de frisar– no Instagram, na segunda-feira (5). Imediatamente, a sofrência tomou conta da internet. Os fãs criaram até a campanha #VoltaJoLari.

Mas será que os fãs, apesar da boa intenção, não estão tornando ainda mais difícil esse momento? A psicóloga Roseli Caldas, que é doutora em psicologia escolar e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, fala que os atores têm um desafio duplo pela frente: do ponto de vista pessoal e do público.

“Em geral, terminar um relacionamento na adolescência é cercado de muito sofrimento. E os atores vão ter de lidar com o luto individual e o coletivo, dando satisfação para o público", afirma Roseli. Eles vão precisar da ajuda dos adultos para lidar com esse impacto.

O namoro dos atores chegou ao fim quase que ao mesmo tempo do que a novela. O último capítulo vai ao ar na terça-feira (13), mas as gravações já foram encerradas. Para a doutora em psicologia, a separação de ficção e realidade pode ter afetado o romance.

“Com os papéis separados, pode ter ficado claro que o que parecia afeto era, na verdade, uma interpretação do sentimento”, fala Roseli.

Nem tudo é ruim

Segundo a psicóloga, o interesse do público sobre a relação do casal tem um aspecto positivo para o momento que os atores adolescentes estão vivendo. Trata-se do acolhimento do grupo de iguais, que na adolescência é mais importante do que o dado pelos pais.

“É claro que um abraço virtual [as manifestações de apoio nas redes sociais] não é igual a um real, mas acolhe”, diz Roseli.

O choque de realidade para os fãs

Apesar de se caracterizar por uma busca da afirmação da individualidade –por isso o natural afastamento dos pais--, a adolescência é uma fase em que a identificação com os pares é muito presente.

Por isso, ver chegar ao fim um relacionamento aparentemente perfeito, como o do ex-casal Jolari, é um choque de realidade para os fãs jovens dos atores.

“O término do namoro traz para o público a realidade da vida, provoca um desconforto. Então, é natural que haja uma mobilização pela volta do conto de fadas. O adolescente vê o casal famoso e sonha que aquela história perfeita pode se repetir na sua vida”, afirma Roseli. 

Thinkstock

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
BOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
ESPNW
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Gravidez e Filhos
do UOL
Vya Estelar
do UOL
Revista Ana Maria
BBC
UOL Cinema
Folha de S. Paulo
UOL Educação - BBC
do UOL
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Disney Babble
BBC
do UOL
Folha de S. Paulo
do UOL
Redação
UOL Notícias - Educação - Enem
do UOL
Redação
do UOL
Topo